Este artigo analisa como a Educação Ambiental, fundamentada na Aprendizagem Significativa, através de uma gincana sobre “Verdades e FakeNews do Meio Ambiente” em uma escola municipal de Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, pode contribuir para a aprendizagem dessa área no ambiente escolar, com vistas à alfabetização científica e o discernimento sobre verdades e mentiras em veículos de comunicação. Trata-se de pesquisa qualitativa e caracteriza-se como pesquisa-ação, desenvolvida com educandos do 5º e 6º ano, através das seguintes etapas: roda de conversa com educandos, professores e bibliotecária sobre Educação Ambiental e FakeNews, realização da gincana com enfoque na Aprendizagem Significativa e aplicação de questionário. Concluiu-se que a Gincana possibilitou a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental dos estudantes, contribuindo na formação da cidadania, através do comprometimento com o meio ambiente e a valorização do local no qual habitam e, também, promoveu subsídios para que pudessem avaliar criticamente mídias que envolvem a preservação do Meio Ambiente e fomentar o debate e outras demandas sociais que cercam a Educação Ambiental.