Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

COMPREENSÕES SOBRE A CULTURA CIENTÍFICA EM UMA OFICINA DE INTERCÂMBIO CULTURAL PARA PROFESSORES/AS EM FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93374
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1054
    "inscrito_id" => 65
    "titulo" => "COMPREENSÕES SOBRE A CULTURA CIENTÍFICA EM UMA OFICINA DE INTERCÂMBIO CULTURAL PARA PROFESSORES/AS EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Compreender as ciências como cultura tem fomentado compreensões ampliadas sobre possíveis diálogos com outras expressões culturais. Os cursos de licenciatura podem ser considerados espaços estratégicos para a construção dessas concepções e diálogos, tornando-se importantes campos investigativos. O presente estudo de natureza qualitativa buscou investigar como 44 estudantes dos cursos de licenciatura em Biologia, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte constroem consensos sobre as ciências e como traçam aproximações entre estas e outras culturas. O estudo foi realizado ao longo de uma oficina didática, onde observamos que as compreensões sobre ciências variam entre visões cumulativas, analíticas, indutivistas e experimentalistas. Quando incentivados a aproximar as ciências de outras culturas, os estudantes utilizaram abordagens muito mais assimilacionista e diferencialista do que intercultural. Acreditamos que o estudo reforça a necessidade de uma formação científica que apresente aos estudantes as dinâmicas da cultura científica em diálogo com outros saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID65_TB1054_07032023172316.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO EMMANUEL ARAÚJO SEVERO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO SEVERO"
    "autor_email" => "thiagosev@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93374
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1054
    "inscrito_id" => 65
    "titulo" => "COMPREENSÕES SOBRE A CULTURA CIENTÍFICA EM UMA OFICINA DE INTERCÂMBIO CULTURAL PARA PROFESSORES/AS EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Compreender as ciências como cultura tem fomentado compreensões ampliadas sobre possíveis diálogos com outras expressões culturais. Os cursos de licenciatura podem ser considerados espaços estratégicos para a construção dessas concepções e diálogos, tornando-se importantes campos investigativos. O presente estudo de natureza qualitativa buscou investigar como 44 estudantes dos cursos de licenciatura em Biologia, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte constroem consensos sobre as ciências e como traçam aproximações entre estas e outras culturas. O estudo foi realizado ao longo de uma oficina didática, onde observamos que as compreensões sobre ciências variam entre visões cumulativas, analíticas, indutivistas e experimentalistas. Quando incentivados a aproximar as ciências de outras culturas, os estudantes utilizaram abordagens muito mais assimilacionista e diferencialista do que intercultural. Acreditamos que o estudo reforça a necessidade de uma formação científica que apresente aos estudantes as dinâmicas da cultura científica em diálogo com outros saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID65_TB1054_07032023172316.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO EMMANUEL ARAÚJO SEVERO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO SEVERO"
    "autor_email" => "thiagosev@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Compreender as ciências como cultura tem fomentado compreensões ampliadas sobre possíveis diálogos com outras expressões culturais. Os cursos de licenciatura podem ser considerados espaços estratégicos para a construção dessas concepções e diálogos, tornando-se importantes campos investigativos. O presente estudo de natureza qualitativa buscou investigar como 44 estudantes dos cursos de licenciatura em Biologia, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte constroem consensos sobre as ciências e como traçam aproximações entre estas e outras culturas. O estudo foi realizado ao longo de uma oficina didática, onde observamos que as compreensões sobre ciências variam entre visões cumulativas, analíticas, indutivistas e experimentalistas. Quando incentivados a aproximar as ciências de outras culturas, os estudantes utilizaram abordagens muito mais assimilacionista e diferencialista do que intercultural. Acreditamos que o estudo reforça a necessidade de uma formação científica que apresente aos estudantes as dinâmicas da cultura científica em diálogo com outros saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.