Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

MÚSICA E A VIDA ACADÊMICA: UM RETRATO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSCAR-SÃO CARLOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93373
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1053
    "inscrito_id" => 3050
    "titulo" => "MÚSICA E A VIDA ACADÊMICA: UM RETRATO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSCAR-SÃO CARLOS"
    "resumo" => "A formação de indivíduos que possam interpretar e atuar criticamente na sociedade demanda a integração de diversas dimensões que constroem o sujeito, como os aspectos intelectuais, físicos, emocionais e espirituais. Sob esta perspectiva, o trabalho tem o objetivo de compreender as influências da música nos momentos de estudo dos graduandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos. Foi aplicado um questionário virtual que contou com 39 participações. A análise qualitativa mostrou que vários são os fatores que podem influenciar o uso da música durante os estudos - como características pessoais do indivíduo, o tipo de música, o ambiente em que ela se encontra, o estado de humor da pessoa e as características da tarefa -, e que este ato, apesar de pessoal, permite compreender as singularidades dos estudantes, suas demandas de aprendizagem e a forma com que se relacionam com sua própria formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3050_TB1053_12032023193112.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DIAS BERBERT"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camiladberbert@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93373
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1053
    "inscrito_id" => 3050
    "titulo" => "MÚSICA E A VIDA ACADÊMICA: UM RETRATO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSCAR-SÃO CARLOS"
    "resumo" => "A formação de indivíduos que possam interpretar e atuar criticamente na sociedade demanda a integração de diversas dimensões que constroem o sujeito, como os aspectos intelectuais, físicos, emocionais e espirituais. Sob esta perspectiva, o trabalho tem o objetivo de compreender as influências da música nos momentos de estudo dos graduandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos. Foi aplicado um questionário virtual que contou com 39 participações. A análise qualitativa mostrou que vários são os fatores que podem influenciar o uso da música durante os estudos - como características pessoais do indivíduo, o tipo de música, o ambiente em que ela se encontra, o estado de humor da pessoa e as características da tarefa -, e que este ato, apesar de pessoal, permite compreender as singularidades dos estudantes, suas demandas de aprendizagem e a forma com que se relacionam com sua própria formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3050_TB1053_12032023193112.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DIAS BERBERT"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camiladberbert@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A formação de indivíduos que possam interpretar e atuar criticamente na sociedade demanda a integração de diversas dimensões que constroem o sujeito, como os aspectos intelectuais, físicos, emocionais e espirituais. Sob esta perspectiva, o trabalho tem o objetivo de compreender as influências da música nos momentos de estudo dos graduandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos. Foi aplicado um questionário virtual que contou com 39 participações. A análise qualitativa mostrou que vários são os fatores que podem influenciar o uso da música durante os estudos - como características pessoais do indivíduo, o tipo de música, o ambiente em que ela se encontra, o estado de humor da pessoa e as características da tarefa -, e que este ato, apesar de pessoal, permite compreender as singularidades dos estudantes, suas demandas de aprendizagem e a forma com que se relacionam com sua própria formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.