O trabalho visa compreender como os professores do ensino superior interpretam as recentes catástrofes ambientais brasileiras. Além da preocupação ambiental que circunda a sociedade contemporânea, parte da ideia de sociedade de risco, de Ulrick Beck, para analisar os recentes desastres nacionais brasileiros – Mariana, Brumadinho e derramamento de petróleo no litoral. De abordagem qualitativa, a pesquisa identificou e distribuiu um questionário virtual aos professores da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar de São Carlos que lecionam em disciplinas cujos temas se assemelham à temática central. Todos declararam estar cientes dos recentes desastres ambientais nacionais, demonstraram compreensões pertinentes a respeito das catástrofes ambientais, considerando sua complexidade e necessidade de análise crítica, embora em algumas ocasiões haja controvérsias, certa falta de precisão conceitual e diferentes compreensões do papel da mídia. Apontamos a ideia de sociedade de risco como um grande potencializador para a Educação Ambiental e a formação crítica de modo geral.