Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO CTUR/UFRRJ: ACOMPANHANDO A SUA TRAJETÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 11 - Políticas Educacionais e Currículo
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92718
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 1338
    "titulo" => "O EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO CTUR/UFRRJ: ACOMPANHANDO A SUA TRAJETÓRIA"
    "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar as trajetórias dos egressos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, levando em consideração o processo de inserção profissional, a continuidade dos estudos e o grau de satisfação em relação ao ensino recebido. A pesquisa, com abordagem quantitativa e finalidade descritiva, envolveu 144 egressos das turmas ofertadas entre 2011 e 2019. Os dados foram coletados por meio de um formulário online estruturado. Os resultados indicaram a predileção do egresso pela verticalização para o ensino superior, geralmente, em área correlata à formação técnica obtida. O interesse por exercer a habilitação técnica foi reduzido e revelou a dualidade entre educação para o trabalho × educação integral. Os indicadores do serviço prestado pela instituição foram avaliados de forma positiva pelos egressos, sendo o principal descontentamento relacionado à carência de atividades práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 11 - Políticas Educacionais e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1338_TB166_11102022001448.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX BRAZ IACONE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALEX IACONE"
    "autor_email" => "iacone@ufrrj.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92718
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 1338
    "titulo" => "O EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO CTUR/UFRRJ: ACOMPANHANDO A SUA TRAJETÓRIA"
    "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar as trajetórias dos egressos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, levando em consideração o processo de inserção profissional, a continuidade dos estudos e o grau de satisfação em relação ao ensino recebido. A pesquisa, com abordagem quantitativa e finalidade descritiva, envolveu 144 egressos das turmas ofertadas entre 2011 e 2019. Os dados foram coletados por meio de um formulário online estruturado. Os resultados indicaram a predileção do egresso pela verticalização para o ensino superior, geralmente, em área correlata à formação técnica obtida. O interesse por exercer a habilitação técnica foi reduzido e revelou a dualidade entre educação para o trabalho × educação integral. Os indicadores do serviço prestado pela instituição foram avaliados de forma positiva pelos egressos, sendo o principal descontentamento relacionado à carência de atividades práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 11 - Políticas Educacionais e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1338_TB166_11102022001448.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX BRAZ IACONE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALEX IACONE"
    "autor_email" => "iacone@ufrrj.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as trajetórias dos egressos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, levando em consideração o processo de inserção profissional, a continuidade dos estudos e o grau de satisfação em relação ao ensino recebido. A pesquisa, com abordagem quantitativa e finalidade descritiva, envolveu 144 egressos das turmas ofertadas entre 2011 e 2019. Os dados foram coletados por meio de um formulário online estruturado. Os resultados indicaram a predileção do egresso pela verticalização para o ensino superior, geralmente, em área correlata à formação técnica obtida. O interesse por exercer a habilitação técnica foi reduzido e revelou a dualidade entre educação para o trabalho × educação integral. Os indicadores do serviço prestado pela instituição foram avaliados de forma positiva pelos egressos, sendo o principal descontentamento relacionado à carência de atividades práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.