Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

RELAÇÃO PENSAMENTO-LINGUAGEM DO TERMO “INFORMAÇÃO GENÉTICA” NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA SÍNTESE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93324
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 977
    "inscrito_id" => 2988
    "titulo" => "RELAÇÃO PENSAMENTO-LINGUAGEM DO TERMO “INFORMAÇÃO GENÉTICA” NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA SÍNTESE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O desenvolvimento do conhecimento científico e o aumento de complexidade da tecnologia produzida e implementada na área da Genética demanda uma compreensão de conceitos fundamentais pelos cidadãos para que possam tomar decisões de níveis individual e coletivo no que concerne a essas questões. “Informação genética” é um conceito importante para a compreensão dos ácidos nucleicos, apesar da falta de uma definição precisa apontada pela revisão de literatura. Investigamos as compreensões de professores de Biologia em formação acerca deste conceito, usando um formulário pré e pós-teste, bem como entrevistas em grupo. Os resultados indicam que a tomada de consciência pelos estudantes de que este termo pode causar distorções conceituais os levou a evitar seu uso. Propusemos uma definição do termo para ser utilizada no Ensino de Genética e sugerimos algumas recomendações de como abordar o tema em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2988_TB977_13032023210439.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GANIKO-DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "Matheus Ganiko"
    "autor_email" => "matheus.ganiko@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93324
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 977
    "inscrito_id" => 2988
    "titulo" => "RELAÇÃO PENSAMENTO-LINGUAGEM DO TERMO “INFORMAÇÃO GENÉTICA” NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA SÍNTESE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O desenvolvimento do conhecimento científico e o aumento de complexidade da tecnologia produzida e implementada na área da Genética demanda uma compreensão de conceitos fundamentais pelos cidadãos para que possam tomar decisões de níveis individual e coletivo no que concerne a essas questões. “Informação genética” é um conceito importante para a compreensão dos ácidos nucleicos, apesar da falta de uma definição precisa apontada pela revisão de literatura. Investigamos as compreensões de professores de Biologia em formação acerca deste conceito, usando um formulário pré e pós-teste, bem como entrevistas em grupo. Os resultados indicam que a tomada de consciência pelos estudantes de que este termo pode causar distorções conceituais os levou a evitar seu uso. Propusemos uma definição do termo para ser utilizada no Ensino de Genética e sugerimos algumas recomendações de como abordar o tema em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2988_TB977_13032023210439.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GANIKO-DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "Matheus Ganiko"
    "autor_email" => "matheus.ganiko@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O desenvolvimento do conhecimento científico e o aumento de complexidade da tecnologia produzida e implementada na área da Genética demanda uma compreensão de conceitos fundamentais pelos cidadãos para que possam tomar decisões de níveis individual e coletivo no que concerne a essas questões. “Informação genética” é um conceito importante para a compreensão dos ácidos nucleicos, apesar da falta de uma definição precisa apontada pela revisão de literatura. Investigamos as compreensões de professores de Biologia em formação acerca deste conceito, usando um formulário pré e pós-teste, bem como entrevistas em grupo. Os resultados indicam que a tomada de consciência pelos estudantes de que este termo pode causar distorções conceituais os levou a evitar seu uso. Propusemos uma definição do termo para ser utilizada no Ensino de Genética e sugerimos algumas recomendações de como abordar o tema em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.