Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E VALORES ÉTICOS: COMO SÃO ARTICULADOS POR ESTUDANTES PARA A RESOLUÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93486
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1217
    "inscrito_id" => 3124
    "titulo" => "EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E VALORES ÉTICOS: COMO SÃO ARTICULADOS POR ESTUDANTES PARA A RESOLUÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA"
    "resumo" => "O uso de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências possibilita que estudantes desenvolvam a capacidade de tomada de decisão mobilizando diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de entender como é o processo de tomada de decisão para a resolução de uma QSC por parte de estudantes do Ensino Médio, analisamos o áudio da discussão de dois grupos durante a resolução de uma atividade baseada em QSC. Notamos que apesar dos grupos utilizarem diferentes estratégias para chegar a uma decisão, ambos pautaram suas escolhas no senso de justiça e não nas evidências científicas disponíveis. Sugerimos uma maior estruturação das atividades baseadas em QSC, para que os alunos precisem analisar as evidências científicas antes da tomada de decisão, diminuindo as chances de que elas sejam baseadas apenas por valores éticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3124_TB1217_12032023230142.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA MORAES MARTINS DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolina.moraes.barros@us"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93486
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1217
    "inscrito_id" => 3124
    "titulo" => "EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E VALORES ÉTICOS: COMO SÃO ARTICULADOS POR ESTUDANTES PARA A RESOLUÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA"
    "resumo" => "O uso de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências possibilita que estudantes desenvolvam a capacidade de tomada de decisão mobilizando diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de entender como é o processo de tomada de decisão para a resolução de uma QSC por parte de estudantes do Ensino Médio, analisamos o áudio da discussão de dois grupos durante a resolução de uma atividade baseada em QSC. Notamos que apesar dos grupos utilizarem diferentes estratégias para chegar a uma decisão, ambos pautaram suas escolhas no senso de justiça e não nas evidências científicas disponíveis. Sugerimos uma maior estruturação das atividades baseadas em QSC, para que os alunos precisem analisar as evidências científicas antes da tomada de decisão, diminuindo as chances de que elas sejam baseadas apenas por valores éticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3124_TB1217_12032023230142.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA MORAES MARTINS DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolina.moraes.barros@us"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O uso de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências possibilita que estudantes desenvolvam a capacidade de tomada de decisão mobilizando diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de entender como é o processo de tomada de decisão para a resolução de uma QSC por parte de estudantes do Ensino Médio, analisamos o áudio da discussão de dois grupos durante a resolução de uma atividade baseada em QSC. Notamos que apesar dos grupos utilizarem diferentes estratégias para chegar a uma decisão, ambos pautaram suas escolhas no senso de justiça e não nas evidências científicas disponíveis. Sugerimos uma maior estruturação das atividades baseadas em QSC, para que os alunos precisem analisar as evidências científicas antes da tomada de decisão, diminuindo as chances de que elas sejam baseadas apenas por valores éticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.