Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

IDENTIDADES DOCENTES PERFORMADAS PELOS LICENCIANDOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93302
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 948
    "inscrito_id" => 2251
    "titulo" => "IDENTIDADES DOCENTES PERFORMADAS PELOS LICENCIANDOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um recorte de uma dissertação que teve como objetivo geral mapear a construção de redes identitárias e de formação docente performadas por licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) subprojeto Biologia, de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados, coletados por meio de um grupo focal, mostram que os residentes performam diferentes identidades, especialmente relacionadas à formação que recebem no curso de licenciatura (identidade instituição) e no PRP (identidade afinidade), percebendo-se pertencentes a um grupo diferenciado de licenciandos, melhor preparados para o enfrentamento da profissão docente. Os dados apontam a necessidade de estender esta rede de formação a todos os licenciandos, fortalecendo as ações do estágio supervisionado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2251_TB948_12032023144107.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLE SOUZA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "GRAZI"
    "autor_email" => "neves.souza@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93302
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 948
    "inscrito_id" => 2251
    "titulo" => "IDENTIDADES DOCENTES PERFORMADAS PELOS LICENCIANDOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um recorte de uma dissertação que teve como objetivo geral mapear a construção de redes identitárias e de formação docente performadas por licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) subprojeto Biologia, de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados, coletados por meio de um grupo focal, mostram que os residentes performam diferentes identidades, especialmente relacionadas à formação que recebem no curso de licenciatura (identidade instituição) e no PRP (identidade afinidade), percebendo-se pertencentes a um grupo diferenciado de licenciandos, melhor preparados para o enfrentamento da profissão docente. Os dados apontam a necessidade de estender esta rede de formação a todos os licenciandos, fortalecendo as ações do estágio supervisionado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2251_TB948_12032023144107.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLE SOUZA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "GRAZI"
    "autor_email" => "neves.souza@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho refere-se a um recorte de uma dissertação que teve como objetivo geral mapear a construção de redes identitárias e de formação docente performadas por licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) subprojeto Biologia, de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados, coletados por meio de um grupo focal, mostram que os residentes performam diferentes identidades, especialmente relacionadas à formação que recebem no curso de licenciatura (identidade instituição) e no PRP (identidade afinidade), percebendo-se pertencentes a um grupo diferenciado de licenciandos, melhor preparados para o enfrentamento da profissão docente. Os dados apontam a necessidade de estender esta rede de formação a todos os licenciandos, fortalecendo as ações do estágio supervisionado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.