Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENFOQUE CTS: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93199
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 797
    "inscrito_id" => 2771
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENFOQUE CTS: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO"
    "resumo" => "Esta é uma pesquisa em andamento que faz parte de uma dissertação de mestrado, com o objetivo de analisar os conhecimentos sobre o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) que são desenvolvidos por licenciandos da área de Ciências da Natureza e Matemática em um processo de elaboração, em grupo, um projeto interdisciplinar temático em uma disciplina que promove um espaço de formação interdisciplinar. Para isso, nessa pesquisa qualitativa, nos inspiramos na Análise de Conteúdo (AC) para organizar e categorizar parcialmente os dados obtidos, sendo analisados dois de seis grupos. Os projetos interdisciplinares elaborados pelos licenciandos foram analisados a partir de categorias a priori e a posteriori que versam sobre os elementos do enfoque CTS. Por fim, consideramos que os licenciandos articularam os conhecimentos conceituais com os temas CTS, principalmente o Grupo 3 por ir além criando também um material didático que estimula a reflexão acerca da problemática CTS proposta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2771_TB797_18022023142149.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HARUMI HIRAICHI"
    "autor_nome_curto" => "Harumi Hiraichi"
    "autor_email" => "harumihiraichi97@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93199
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 797
    "inscrito_id" => 2771
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENFOQUE CTS: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO"
    "resumo" => "Esta é uma pesquisa em andamento que faz parte de uma dissertação de mestrado, com o objetivo de analisar os conhecimentos sobre o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) que são desenvolvidos por licenciandos da área de Ciências da Natureza e Matemática em um processo de elaboração, em grupo, um projeto interdisciplinar temático em uma disciplina que promove um espaço de formação interdisciplinar. Para isso, nessa pesquisa qualitativa, nos inspiramos na Análise de Conteúdo (AC) para organizar e categorizar parcialmente os dados obtidos, sendo analisados dois de seis grupos. Os projetos interdisciplinares elaborados pelos licenciandos foram analisados a partir de categorias a priori e a posteriori que versam sobre os elementos do enfoque CTS. Por fim, consideramos que os licenciandos articularam os conhecimentos conceituais com os temas CTS, principalmente o Grupo 3 por ir além criando também um material didático que estimula a reflexão acerca da problemática CTS proposta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2771_TB797_18022023142149.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HARUMI HIRAICHI"
    "autor_nome_curto" => "Harumi Hiraichi"
    "autor_email" => "harumihiraichi97@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esta é uma pesquisa em andamento que faz parte de uma dissertação de mestrado, com o objetivo de analisar os conhecimentos sobre o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) que são desenvolvidos por licenciandos da área de Ciências da Natureza e Matemática em um processo de elaboração, em grupo, um projeto interdisciplinar temático em uma disciplina que promove um espaço de formação interdisciplinar. Para isso, nessa pesquisa qualitativa, nos inspiramos na Análise de Conteúdo (AC) para organizar e categorizar parcialmente os dados obtidos, sendo analisados dois de seis grupos. Os projetos interdisciplinares elaborados pelos licenciandos foram analisados a partir de categorias a priori e a posteriori que versam sobre os elementos do enfoque CTS. Por fim, consideramos que os licenciandos articularam os conhecimentos conceituais com os temas CTS, principalmente o Grupo 3 por ir além criando também um material didático que estimula a reflexão acerca da problemática CTS proposta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.