Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DO SARS-COV-2 NO ÍNDICE DE EVASÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93274
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 908
    "inscrito_id" => 2904
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DO SARS-COV-2 NO ÍNDICE DE EVASÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Os índices de evasão nas universidades vêm sendo discutidos há muitos anos, porém nos últimos dois anos um novo fator surge nessas discussões, a pandemia do Sars-Cov-2. O presente estudo visa responder se a pandemia do Sars-Cov-2 influenciou nos índices de evasão de estudantes na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sobretudo no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Trata-se de um estudo quantitativo desses índices, obtidos através dos dados disponibilizados no portal da UFVJM. A metodologia utilizada foi a definição de um intervalo de confiança dos índices de evasão de 2008 a 2019 para compará-los aos índices do período da pandemia (2020-2021). A partir dos cálculos, foi possível notar a diminuição do número de evasões no ano de 2020 e um significativo aumento no ano de 2021, reflexo do ensino emergencial adotado pela UFVJM e pelos impactos da pandemia na sociedade e no curso analisado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2904_TB908_13032023085106.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ALVES TORRES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.atgomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93274
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 908
    "inscrito_id" => 2904
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DO SARS-COV-2 NO ÍNDICE DE EVASÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Os índices de evasão nas universidades vêm sendo discutidos há muitos anos, porém nos últimos dois anos um novo fator surge nessas discussões, a pandemia do Sars-Cov-2. O presente estudo visa responder se a pandemia do Sars-Cov-2 influenciou nos índices de evasão de estudantes na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sobretudo no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Trata-se de um estudo quantitativo desses índices, obtidos através dos dados disponibilizados no portal da UFVJM. A metodologia utilizada foi a definição de um intervalo de confiança dos índices de evasão de 2008 a 2019 para compará-los aos índices do período da pandemia (2020-2021). A partir dos cálculos, foi possível notar a diminuição do número de evasões no ano de 2020 e um significativo aumento no ano de 2021, reflexo do ensino emergencial adotado pela UFVJM e pelos impactos da pandemia na sociedade e no curso analisado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2904_TB908_13032023085106.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ALVES TORRES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.atgomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Os índices de evasão nas universidades vêm sendo discutidos há muitos anos, porém nos últimos dois anos um novo fator surge nessas discussões, a pandemia do Sars-Cov-2. O presente estudo visa responder se a pandemia do Sars-Cov-2 influenciou nos índices de evasão de estudantes na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sobretudo no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Trata-se de um estudo quantitativo desses índices, obtidos através dos dados disponibilizados no portal da UFVJM. A metodologia utilizada foi a definição de um intervalo de confiança dos índices de evasão de 2008 a 2019 para compará-los aos índices do período da pandemia (2020-2021). A partir dos cálculos, foi possível notar a diminuição do número de evasões no ano de 2020 e um significativo aumento no ano de 2021, reflexo do ensino emergencial adotado pela UFVJM e pelos impactos da pandemia na sociedade e no curso analisado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.