Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ABORDANDO CONCEITOS E RELAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PLANETÁRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 06 - Educação em Saúde e Educação em Ciências
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92757
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 617
    "titulo" => "MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ABORDANDO CONCEITOS E RELAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PLANETÁRIA"
    "resumo" => "Mudança Climática (MC) é uma ameaça para a sobrevivência no planeta, assim o objetivo deste trabalho foi discutir a percepção de estudantes sobre a temática e os efeitos na saúde. Para coleta de dados foram aplicados questionários para estudantes de uma escola no sul do Amazonas. As respostas similares, para cada questão, foram agrupadas em blocos e, posteriormente, foi empregado tabelas de frequências relativa, absoluta e percentual. Os resultados apontaram que 42% dos estudantes têm noção sobre as MC, mas não conseguiram definir MC. Além disso, 70% disseram não ter estudado sobre MC, porém a maioria conseguiu associar as MC aos problemas de saúde. Concluímos, destacando que as questões climáticas precisam estar presentes na educação escolar, pois esses espaços educativos são potencializadores para promover uma educação em Saúde Planetária, uma vez que crianças e adolescentes são vozes potentes para enfrentar a grande crise climática ou serão os mais atingidos com os efeitos negativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 06 - Educação em Saúde e Educação em Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID617_TB221_09032023111130.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA REGINA HUMBELINO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA MELO"
    "autor_email" => "paulinharhmelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92757
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 617
    "titulo" => "MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ABORDANDO CONCEITOS E RELAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PLANETÁRIA"
    "resumo" => "Mudança Climática (MC) é uma ameaça para a sobrevivência no planeta, assim o objetivo deste trabalho foi discutir a percepção de estudantes sobre a temática e os efeitos na saúde. Para coleta de dados foram aplicados questionários para estudantes de uma escola no sul do Amazonas. As respostas similares, para cada questão, foram agrupadas em blocos e, posteriormente, foi empregado tabelas de frequências relativa, absoluta e percentual. Os resultados apontaram que 42% dos estudantes têm noção sobre as MC, mas não conseguiram definir MC. Além disso, 70% disseram não ter estudado sobre MC, porém a maioria conseguiu associar as MC aos problemas de saúde. Concluímos, destacando que as questões climáticas precisam estar presentes na educação escolar, pois esses espaços educativos são potencializadores para promover uma educação em Saúde Planetária, uma vez que crianças e adolescentes são vozes potentes para enfrentar a grande crise climática ou serão os mais atingidos com os efeitos negativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 06 - Educação em Saúde e Educação em Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID617_TB221_09032023111130.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA REGINA HUMBELINO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA MELO"
    "autor_email" => "paulinharhmelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Mudança Climática (MC) é uma ameaça para a sobrevivência no planeta, assim o objetivo deste trabalho foi discutir a percepção de estudantes sobre a temática e os efeitos na saúde. Para coleta de dados foram aplicados questionários para estudantes de uma escola no sul do Amazonas. As respostas similares, para cada questão, foram agrupadas em blocos e, posteriormente, foi empregado tabelas de frequências relativa, absoluta e percentual. Os resultados apontaram que 42% dos estudantes têm noção sobre as MC, mas não conseguiram definir MC. Além disso, 70% disseram não ter estudado sobre MC, porém a maioria conseguiu associar as MC aos problemas de saúde. Concluímos, destacando que as questões climáticas precisam estar presentes na educação escolar, pois esses espaços educativos são potencializadores para promover uma educação em Saúde Planetária, uma vez que crianças e adolescentes são vozes potentes para enfrentar a grande crise climática ou serão os mais atingidos com os efeitos negativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.