Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

“SAIATO” NO COLÉGIO PEDRO II: O GÊNERO PERFORMATIVO E OS PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO EM DEBATE

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho busca discutir, a partir de notícias veiculadas pela mídia, o caso de um protesto realizado no Colégio Pedro II, tradicional instituição de ensino da cidade do Rio de Janeiro, denominado de Saiato (saia + ato), no qual estudantes se organizaram a favor de uma colega identificada como transgênero, impedida de ir à escola de saia. Utilizamos, como base teórica, a noção de gênero performativo, de Judith Butler – o gênero como efeito de normas, leis e regulações dos discursos - e os estudos sobre Inclusão em Educação, que reconhecem a dialética inclusão/exclusão para discutir os processos sutis e multifacetados que permeiam nossa sociedade. Para sistematização dos dados noticiados utilizamos a técnica de Análise de conteúdo. Reconhecemos que o fato trouxe à tona na mídia a discussão sobre os diferentes atos performativos de gênero e que, neste contexto, mudanças, mesmo que ainda lentas e pontuais, já se mostram presentes em nossa sociedade quando consideramos que o gênero e a sexualidade não são instâncias dadas e acabadas por si só, mas que são plurais, múltiplas e performativas, permeadas a todo momento pelos mecanismos e processos de inclusão/exclusão.

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