BRITO, Leandro Teofilo De et al.. . Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9319>. Acesso em: 21/11/2024 17:05
Este trabalho busca discutir, a partir de notícias veiculadas pela mídia, o caso de um protesto realizado no Colégio Pedro II, tradicional instituição de ensino da cidade do Rio de Janeiro, denominado de Saiato (saia + ato), no qual estudantes se organizaram a favor de uma colega identificada como transgênero, impedida de ir à escola de saia. Utilizamos, como base teórica, a noção de gênero performativo, de Judith Butler – o gênero como efeito de normas, leis e regulações dos discursos - e os estudos sobre Inclusão em Educação, que reconhecem a dialética inclusão/exclusão para discutir os processos sutis e multifacetados que permeiam nossa sociedade. Para sistematização dos dados noticiados utilizamos a técnica de Análise de conteúdo. Reconhecemos que o fato trouxe à tona na mídia a discussão sobre os diferentes atos performativos de gênero e que, neste contexto, mudanças, mesmo que ainda lentas e pontuais, já se mostram presentes em nossa sociedade quando consideramos que o gênero e a sexualidade não são instâncias dadas e acabadas por si só, mas que são plurais, múltiplas e performativas, permeadas a todo momento pelos mecanismos e processos de inclusão/exclusão.