“SAIATO” NO COLÉGIO PEDRO II: O GÊNERO PERFORMATIVO E OS PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO EM DEBATE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9319 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1662 "inscrito_id" => 2087 "titulo" => "“SAIATO” NO COLÉGIO PEDRO II: O GÊNERO PERFORMATIVO E OS PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO EM DEBATE" "resumo" => "Este trabalho busca discutir, a partir de notícias veiculadas pela mídia, o caso de um protesto realizado no Colégio Pedro II, tradicional instituição de ensino da cidade do Rio de Janeiro, denominado de Saiato (saia + ato), no qual estudantes se organizaram a favor de uma colega identificada como transgênero, impedida de ir à escola de saia. Utilizamos, como base teórica, a noção de gênero performativo, de Judith Butler – o gênero como efeito de normas, leis e regulações dos discursos - e os estudos sobre Inclusão em Educação, que reconhecem a dialética inclusão/exclusão para discutir os processos sutis e multifacetados que permeiam nossa sociedade. Para sistematização dos dados noticiados utilizamos a técnica de Análise de conteúdo. Reconhecemos que o fato trouxe à tona na mídia a discussão sobre os diferentes atos performativos de gênero e que, neste contexto, mudanças, mesmo que ainda lentas e pontuais, já se mostram presentes em nossa sociedade quando consideramos que o gênero e a sexualidade não são instâncias dadas e acabadas por si só, mas que são plurais, múltiplas e performativas, permeadas a todo momento pelos mecanismos e processos de inclusão/exclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "GÊNERO, PERFORMATIVIDADE, INCLUSÃO/EXCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_23_41_57_idinscrito_2087_e18b382045f7a274b5576808110289dc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO TEOFILO DE BRITO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO BRITO" "autor_email" => "teofilo.leandro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9319 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1662 "inscrito_id" => 2087 "titulo" => "“SAIATO” NO COLÉGIO PEDRO II: O GÊNERO PERFORMATIVO E OS PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO EM DEBATE" "resumo" => "Este trabalho busca discutir, a partir de notícias veiculadas pela mídia, o caso de um protesto realizado no Colégio Pedro II, tradicional instituição de ensino da cidade do Rio de Janeiro, denominado de Saiato (saia + ato), no qual estudantes se organizaram a favor de uma colega identificada como transgênero, impedida de ir à escola de saia. Utilizamos, como base teórica, a noção de gênero performativo, de Judith Butler – o gênero como efeito de normas, leis e regulações dos discursos - e os estudos sobre Inclusão em Educação, que reconhecem a dialética inclusão/exclusão para discutir os processos sutis e multifacetados que permeiam nossa sociedade. Para sistematização dos dados noticiados utilizamos a técnica de Análise de conteúdo. Reconhecemos que o fato trouxe à tona na mídia a discussão sobre os diferentes atos performativos de gênero e que, neste contexto, mudanças, mesmo que ainda lentas e pontuais, já se mostram presentes em nossa sociedade quando consideramos que o gênero e a sexualidade não são instâncias dadas e acabadas por si só, mas que são plurais, múltiplas e performativas, permeadas a todo momento pelos mecanismos e processos de inclusão/exclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "GÊNERO, PERFORMATIVIDADE, INCLUSÃO/EXCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_23_41_57_idinscrito_2087_e18b382045f7a274b5576808110289dc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO TEOFILO DE BRITO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO BRITO" "autor_email" => "teofilo.leandro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }