“EU NÃO SEI PROFESSORA”: A CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO (NÃO) SABER ESCOLAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9317 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 333 "inscrito_id" => 328 "titulo" => "“EU NÃO SEI PROFESSORA”: A CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO (NÃO) SABER ESCOLAR" "resumo" => "Este estudo de caso surgiu do esforço em compreender por que é tão forte a concepção de problemas relacionados ao processo de aprendizagem escolar como algo individualizado, que se naturaliza sem que apareça o jogo de forças que produz a dificuldade, sendo esta dificuldade quase sempre consequência da reprodução da desigualdade que se dá dentro e fora do espaço escolar. O artigo ora apresentado faz parte de uma atividade prática da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança ministrada no curso de Pedagogia da UEPB. O objetivo desse trabalho é apresentar um estudo de caso que foi realizado com uma criança de 10 anos de idade, que estuda o 5º ano e ainda não aprendeu a ler e escrever. Nossa reflexão de dar a luz de teóricos (as) como Machado (2011), Neves (2007), Vasconcellos (1999), Ferreiro & Teberosky(1984) entre outros. Os resultados desse estudo de caso, bem como a intervenção, têm contribuído para reflexão da importância do processo de subjetivação que é produzida no coletivo, no caso estudado, no cotidiano escolar, que vai implicar diretamente na aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Como o nosso trabalho é pontual, fica como desafio o trabalho institucional, pois sabemos da necessidade de trabalhar não apenas com o aluno, mas com a escola como um todo, no sentido de desvendar o processo de individualização, fazendo aparecer ao coletivo escolar e social aquilo que é produzido coletivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "ESTUDO DE CASO, CRIANÇA, ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_15_56_53_idinscrito_328_8c3666f5c2ce42beee9f7a7fc182129e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA" "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9317 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 333 "inscrito_id" => 328 "titulo" => "“EU NÃO SEI PROFESSORA”: A CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO (NÃO) SABER ESCOLAR" "resumo" => "Este estudo de caso surgiu do esforço em compreender por que é tão forte a concepção de problemas relacionados ao processo de aprendizagem escolar como algo individualizado, que se naturaliza sem que apareça o jogo de forças que produz a dificuldade, sendo esta dificuldade quase sempre consequência da reprodução da desigualdade que se dá dentro e fora do espaço escolar. O artigo ora apresentado faz parte de uma atividade prática da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança ministrada no curso de Pedagogia da UEPB. O objetivo desse trabalho é apresentar um estudo de caso que foi realizado com uma criança de 10 anos de idade, que estuda o 5º ano e ainda não aprendeu a ler e escrever. Nossa reflexão de dar a luz de teóricos (as) como Machado (2011), Neves (2007), Vasconcellos (1999), Ferreiro & Teberosky(1984) entre outros. Os resultados desse estudo de caso, bem como a intervenção, têm contribuído para reflexão da importância do processo de subjetivação que é produzida no coletivo, no caso estudado, no cotidiano escolar, que vai implicar diretamente na aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Como o nosso trabalho é pontual, fica como desafio o trabalho institucional, pois sabemos da necessidade de trabalhar não apenas com o aluno, mas com a escola como um todo, no sentido de desvendar o processo de individualização, fazendo aparecer ao coletivo escolar e social aquilo que é produzido coletivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "ESTUDO DE CASO, CRIANÇA, ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_15_56_53_idinscrito_328_8c3666f5c2ce42beee9f7a7fc182129e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA" "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }