Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

“EU NÃO SEI PROFESSORA”: A CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO (NÃO) SABER ESCOLAR

Palavra-chaves: ESTUDO DE CASO, CRIANÇA, ESCOLAR Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este estudo de caso surgiu do esforço em compreender por que é tão forte a concepção de problemas relacionados ao processo de aprendizagem escolar como algo individualizado, que se naturaliza sem que apareça o jogo de forças que produz a dificuldade, sendo esta dificuldade quase sempre consequência da reprodução da desigualdade que se dá dentro e fora do espaço escolar. O artigo ora apresentado faz parte de uma atividade prática da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança ministrada no curso de Pedagogia da UEPB. O objetivo desse trabalho é apresentar um estudo de caso que foi realizado com uma criança de 10 anos de idade, que estuda o 5º ano e ainda não aprendeu a ler e escrever. Nossa reflexão de dar a luz de teóricos (as) como Machado (2011), Neves (2007), Vasconcellos (1999), Ferreiro & Teberosky(1984) entre outros. Os resultados desse estudo de caso, bem como a intervenção, têm contribuído para reflexão da importância do processo de subjetivação que é produzida no coletivo, no caso estudado, no cotidiano escolar, que vai implicar diretamente na aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Como o nosso trabalho é pontual, fica como desafio o trabalho institucional, pois sabemos da necessidade de trabalhar não apenas com o aluno, mas com a escola como um todo, no sentido de desvendar o processo de individualização, fazendo aparecer ao coletivo escolar e social aquilo que é produzido coletivamente.

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