Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, MUSEUS E EMOÇÕES: ENLACES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93183
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 781
    "inscrito_id" => 1505
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, MUSEUS E EMOÇÕES: ENLACES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS"
    "resumo" => "As emoções são importantes manifestações a serem consideradas nos processos educativos, tanto que a influência de aspectos emocionais tem fomentado reflexões sobre o tema no contexto escolar. Pontuamos, no entanto que, os processos educacionais não ocorrem apenas na escola, sendo também percebidos em ambientes de educação não formal, como nos museus. Seja na escola ou no museu processos de afetividade e, respostas emocionais são indissociáveis de processos educativos, fato nem sempre percebido por professores e mediadores destes espaços. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre possíveis enlaces entre a educação não formal, em especial vinculada aos museus, e as emoções que possam derivar de visitas a estes espaços. A apresentação se subdivide em duas etapas: primeiro apresentamos dados quantitativos no intuito de conhecer o que tem sido publicado sobre o tema e, em seguida, ampliamos as reflexões sobre a importância de considerar as emoções como indissociáveis das instituições museais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1505_TB781_12032023120045.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOÍSA DE FARIA FOLADOR"
    "autor_nome_curto" => "HELOÍSA"
    "autor_email" => "helofolador@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93183
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 781
    "inscrito_id" => 1505
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, MUSEUS E EMOÇÕES: ENLACES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS"
    "resumo" => "As emoções são importantes manifestações a serem consideradas nos processos educativos, tanto que a influência de aspectos emocionais tem fomentado reflexões sobre o tema no contexto escolar. Pontuamos, no entanto que, os processos educacionais não ocorrem apenas na escola, sendo também percebidos em ambientes de educação não formal, como nos museus. Seja na escola ou no museu processos de afetividade e, respostas emocionais são indissociáveis de processos educativos, fato nem sempre percebido por professores e mediadores destes espaços. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre possíveis enlaces entre a educação não formal, em especial vinculada aos museus, e as emoções que possam derivar de visitas a estes espaços. A apresentação se subdivide em duas etapas: primeiro apresentamos dados quantitativos no intuito de conhecer o que tem sido publicado sobre o tema e, em seguida, ampliamos as reflexões sobre a importância de considerar as emoções como indissociáveis das instituições museais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1505_TB781_12032023120045.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOÍSA DE FARIA FOLADOR"
    "autor_nome_curto" => "HELOÍSA"
    "autor_email" => "helofolador@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

As emoções são importantes manifestações a serem consideradas nos processos educativos, tanto que a influência de aspectos emocionais tem fomentado reflexões sobre o tema no contexto escolar. Pontuamos, no entanto que, os processos educacionais não ocorrem apenas na escola, sendo também percebidos em ambientes de educação não formal, como nos museus. Seja na escola ou no museu processos de afetividade e, respostas emocionais são indissociáveis de processos educativos, fato nem sempre percebido por professores e mediadores destes espaços. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre possíveis enlaces entre a educação não formal, em especial vinculada aos museus, e as emoções que possam derivar de visitas a estes espaços. A apresentação se subdivide em duas etapas: primeiro apresentamos dados quantitativos no intuito de conhecer o que tem sido publicado sobre o tema e, em seguida, ampliamos as reflexões sobre a importância de considerar as emoções como indissociáveis das instituições museais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.