Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PANORAMA PRELIMINAR DE CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93145
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 2695
    "titulo" => "PANORAMA PRELIMINAR DE CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar o campo de estudos da antropologia digital, discutindo suas premissas e práticas, em especial através da etnografia virtual, e como elas podem contribuir com a atualização e manutenção de temas e abordagens das pesquisas em educação em ciências. A partir de um conjunto de referências pertinentes e de uma discussão sobre elas, apresentamos algumas das conexões da antropologia e da etnografia com o ciberespaço, além de discutirmos as possibilidades e potencialidades de uma proposta de diálogo entre a antropologia digital e a educação em ciências. Como exemplo das possibilidades do panorama, apresentamos um trabalho etnográfico conciso de imersão online nos debates públicos sobre as queimadas na região amazônica em 2019. Por fim, demonstramos que o diálogo proposto pode levar ao desenvolvimento de premissas teóricas e orientações metodológicas próprias e inéditas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2695_TB727_15112022125938.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL PIGOZZO"
    "autor_nome_curto" => "DAN"
    "autor_email" => "danielpigozzo@protonmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93145
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 2695
    "titulo" => "PANORAMA PRELIMINAR DE CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar o campo de estudos da antropologia digital, discutindo suas premissas e práticas, em especial através da etnografia virtual, e como elas podem contribuir com a atualização e manutenção de temas e abordagens das pesquisas em educação em ciências. A partir de um conjunto de referências pertinentes e de uma discussão sobre elas, apresentamos algumas das conexões da antropologia e da etnografia com o ciberespaço, além de discutirmos as possibilidades e potencialidades de uma proposta de diálogo entre a antropologia digital e a educação em ciências. Como exemplo das possibilidades do panorama, apresentamos um trabalho etnográfico conciso de imersão online nos debates públicos sobre as queimadas na região amazônica em 2019. Por fim, demonstramos que o diálogo proposto pode levar ao desenvolvimento de premissas teóricas e orientações metodológicas próprias e inéditas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2695_TB727_15112022125938.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL PIGOZZO"
    "autor_nome_curto" => "DAN"
    "autor_email" => "danielpigozzo@protonmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o campo de estudos da antropologia digital, discutindo suas premissas e práticas, em especial através da etnografia virtual, e como elas podem contribuir com a atualização e manutenção de temas e abordagens das pesquisas em educação em ciências. A partir de um conjunto de referências pertinentes e de uma discussão sobre elas, apresentamos algumas das conexões da antropologia e da etnografia com o ciberespaço, além de discutirmos as possibilidades e potencialidades de uma proposta de diálogo entre a antropologia digital e a educação em ciências. Como exemplo das possibilidades do panorama, apresentamos um trabalho etnográfico conciso de imersão online nos debates públicos sobre as queimadas na região amazônica em 2019. Por fim, demonstramos que o diálogo proposto pode levar ao desenvolvimento de premissas teóricas e orientações metodológicas próprias e inéditas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.