Este estudo de caráter exploratório-descritivo assume-se como uma pesquisa bibliográfica sobre os anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), pois se buscou analisar as propostas investigativas dos trabalhos que abordam as Questões Sociocientíficas (QSC) frente ao processo de Alfabetização Científica (AC), abordagem CTS/CTSA e as relações entre esses aspectos. Foram identificados 11 artigos que atenderam aos critérios estabelecidos pelos autores deste trabalho. Mediante a aplicação da Análise de Conteúdo, foram categorizados em: Processos formativos – estratégia de ensino e produção de material didático/processo educacional; Análise de informações – análise de livro didático e levantamento de concepções/ações; e Estado do conhecimento – artigos de revisão. Em geral, os trabalhos fazem relações pertinentes entre as QSC e a educação CTS/CTSA e AC, revelando-as como temas mediadores para planejamentos, abordagens e processos de ensino e aprendizagem que valorizam uma formação cidadã crítica.