Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO CTS/CTSA E AS RELAÇÕES COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA O XIII ENPEC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93116
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 94
    "titulo" => "AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO CTS/CTSA E AS RELAÇÕES COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA O XIII ENPEC"
    "resumo" => "Este estudo de caráter exploratório-descritivo assume-se como uma pesquisa bibliográfica sobre os anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), pois se buscou analisar as propostas investigativas dos trabalhos que abordam as Questões Sociocientíficas (QSC) frente ao processo de Alfabetização Científica (AC), abordagem CTS/CTSA e as relações entre esses aspectos. Foram identificados 11 artigos que atenderam aos critérios estabelecidos pelos autores deste trabalho. Mediante a aplicação da Análise de Conteúdo, foram categorizados em: Processos formativos – estratégia de ensino e produção de material didático/processo educacional; Análise de informações – análise de livro didático e levantamento de concepções/ações; e Estado do conhecimento – artigos de revisão. Em geral, os trabalhos fazem relações pertinentes entre as QSC e a educação CTS/CTSA e AC, revelando-as como temas mediadores para planejamentos, abordagens e processos de ensino e aprendizagem que valorizam uma formação cidadã crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID94_TB690_15112022114227.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO DIAS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "BRENO"
    "autor_email" => "brenodiasrodrigues91@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93116
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 94
    "titulo" => "AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO CTS/CTSA E AS RELAÇÕES COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA O XIII ENPEC"
    "resumo" => "Este estudo de caráter exploratório-descritivo assume-se como uma pesquisa bibliográfica sobre os anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), pois se buscou analisar as propostas investigativas dos trabalhos que abordam as Questões Sociocientíficas (QSC) frente ao processo de Alfabetização Científica (AC), abordagem CTS/CTSA e as relações entre esses aspectos. Foram identificados 11 artigos que atenderam aos critérios estabelecidos pelos autores deste trabalho. Mediante a aplicação da Análise de Conteúdo, foram categorizados em: Processos formativos – estratégia de ensino e produção de material didático/processo educacional; Análise de informações – análise de livro didático e levantamento de concepções/ações; e Estado do conhecimento – artigos de revisão. Em geral, os trabalhos fazem relações pertinentes entre as QSC e a educação CTS/CTSA e AC, revelando-as como temas mediadores para planejamentos, abordagens e processos de ensino e aprendizagem que valorizam uma formação cidadã crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID94_TB690_15112022114227.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO DIAS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "BRENO"
    "autor_email" => "brenodiasrodrigues91@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo de caráter exploratório-descritivo assume-se como uma pesquisa bibliográfica sobre os anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), pois se buscou analisar as propostas investigativas dos trabalhos que abordam as Questões Sociocientíficas (QSC) frente ao processo de Alfabetização Científica (AC), abordagem CTS/CTSA e as relações entre esses aspectos. Foram identificados 11 artigos que atenderam aos critérios estabelecidos pelos autores deste trabalho. Mediante a aplicação da Análise de Conteúdo, foram categorizados em: Processos formativos – estratégia de ensino e produção de material didático/processo educacional; Análise de informações – análise de livro didático e levantamento de concepções/ações; e Estado do conhecimento – artigos de revisão. Em geral, os trabalhos fazem relações pertinentes entre as QSC e a educação CTS/CTSA e AC, revelando-as como temas mediadores para planejamentos, abordagens e processos de ensino e aprendizagem que valorizam uma formação cidadã crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.