Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PROMOVENDO A ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SERTÃO BRASILEIRO POR MEIO DE CASO INVESTIGATIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93111
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 685
    "inscrito_id" => 2556
    "titulo" => "PROMOVENDO A ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SERTÃO BRASILEIRO POR MEIO DE CASO INVESTIGATIVO"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou avaliar a promoção de habilidades argumentativas sobre Questões Sociocientíficas (QSC) com estudantes da Educação Básica (EB) por meio do método de Estudo de Casos (EC). Para isso foi aplicado um caso investigativo sobre a falta de água, na cidade de Sousa-PB, em aulas de Química junto a 26 discentes de uma escola pública. Por meio do modelo argumentativo de Toulmin, avaliou-se a estrutura e a natureza dos argumentos apresentados pelos estudantes. Os resultados apontam que QSC, auxiliadas pelo método de EC, beneficiaram o processo de ensino e aprendizagem na argumentação. Em conclusão, infere-se que houve êxito nesta proposta didática e que novas pesquisas, empregando a argumentação na EB, precisam ser desenvolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2556_TB685_13032023023330.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO"
    "autor_email" => "carlos.alberto@ifpb.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93111
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 685
    "inscrito_id" => 2556
    "titulo" => "PROMOVENDO A ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SERTÃO BRASILEIRO POR MEIO DE CASO INVESTIGATIVO"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou avaliar a promoção de habilidades argumentativas sobre Questões Sociocientíficas (QSC) com estudantes da Educação Básica (EB) por meio do método de Estudo de Casos (EC). Para isso foi aplicado um caso investigativo sobre a falta de água, na cidade de Sousa-PB, em aulas de Química junto a 26 discentes de uma escola pública. Por meio do modelo argumentativo de Toulmin, avaliou-se a estrutura e a natureza dos argumentos apresentados pelos estudantes. Os resultados apontam que QSC, auxiliadas pelo método de EC, beneficiaram o processo de ensino e aprendizagem na argumentação. Em conclusão, infere-se que houve êxito nesta proposta didática e que novas pesquisas, empregando a argumentação na EB, precisam ser desenvolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2556_TB685_13032023023330.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO"
    "autor_email" => "carlos.alberto@ifpb.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar a promoção de habilidades argumentativas sobre Questões Sociocientíficas (QSC) com estudantes da Educação Básica (EB) por meio do método de Estudo de Casos (EC). Para isso foi aplicado um caso investigativo sobre a falta de água, na cidade de Sousa-PB, em aulas de Química junto a 26 discentes de uma escola pública. Por meio do modelo argumentativo de Toulmin, avaliou-se a estrutura e a natureza dos argumentos apresentados pelos estudantes. Os resultados apontam que QSC, auxiliadas pelo método de EC, beneficiaram o processo de ensino e aprendizagem na argumentação. Em conclusão, infere-se que houve êxito nesta proposta didática e que novas pesquisas, empregando a argumentação na EB, precisam ser desenvolvidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.