Este artigo discute a Proposta da formação de pesquisadores (as) para a Amazônia no contexto da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Baseamo-nos na Metodologia Interativa (MI) que permitiu sua organização de acordo com as percepções teóricas construídas, o viés sócio-histórico-cultural possibilitou uma revisão bibliográfica apontando breves caminhos e descaminhos entre saberes acadêmicos e as práticas docentes no ensino da Educação em Ciências por meio da construção de entendimentos referentes a área, mostramos ainda, dentro dessa perspectiva, um panorama nacional produzido por Luciana Alvarez (dez., 2017) da revista Educação-Ed. Segmento. Nossos resultados apontam um crescente diálogo de domínio epistêmico e social na construção de conhecimentos em consonância com as atuais contribuições da área, evidenciando que, busca-se na proposta Curricular da REAMEC não o lugar do consumo da ciência alheia, mas antes o espaço de diálogo, de criação e de crítica do conhecimento.