O objetivo deste trabalho foi o de analisar as orientações para elaboração do Itinerário Formativo para a Educação Profissional, de nível médio, quanto à presença de elementos que contemplam e/ou favorecem as inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de análise documental das orientações específicas para elaboração do Itinerário Formativo da Formação Técnica e Profissional de Nível Médio, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados indicaram: i) a presença de ênfases conceituais e procedimentais do conhecimento científico; ii) o endosso à neutralidade da Ciência e Tecnologia (C&T); iii) uma concepção instrumentalista da Tecnologia; iv) contradições e sinalizações para o desenvolvimento de valores no ensino; v) elementos essenciais para participação social, porém, sem direcionamento para as discussões sobre as políticas de desenvolvimento científico e tecnológico. Observamos, portanto, aspectos limitantes, mas também possibilidades de abordagem das relações CTS nos Itinerários Formativos para a Educação Profissional.