Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

CORRIDA CONTRA O AQUECIMENTO: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR O APRENDIZADO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93079
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 635
    "inscrito_id" => 2532
    "titulo" => "CORRIDA CONTRA O AQUECIMENTO: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR O APRENDIZADO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS"
    "resumo" => "Apresentamos o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático associado ao método de estudo de caso sobre o Aquecimento Global. O jogo de tabuleiro possui formato de trilha, composta por 64 casas, em que os estudantes atuam como líderes de nações que precisam tomar decisões para reduzir os impactos do aquecimento global, sendo a nação vencedora aquela que optar por medidas mais sustentáveis. O jogo foi aplicado para estudantes da 1ª série do ensino médio de uma escola pública. Os dados são constituídos pelas respostas dos estudantes aos problemas do caso antes e após a aplicação do jogo e foram analisados mediante a análise de conteúdo. A partir das análises foi possível verificar que o estudo de caso juntamente com o jogo permitiram, de forma lúdica e contextualizada, que os estudantes compreendessem as causas, consequências e medidas para minimizar o aquecimento global."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2532_TB635_09032023065316.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIANA BARRETO HYGINO MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "CASSIANA"
    "autor_email" => "cassiana.h.machado@iff.ed"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93079
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 635
    "inscrito_id" => 2532
    "titulo" => "CORRIDA CONTRA O AQUECIMENTO: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR O APRENDIZADO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS"
    "resumo" => "Apresentamos o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático associado ao método de estudo de caso sobre o Aquecimento Global. O jogo de tabuleiro possui formato de trilha, composta por 64 casas, em que os estudantes atuam como líderes de nações que precisam tomar decisões para reduzir os impactos do aquecimento global, sendo a nação vencedora aquela que optar por medidas mais sustentáveis. O jogo foi aplicado para estudantes da 1ª série do ensino médio de uma escola pública. Os dados são constituídos pelas respostas dos estudantes aos problemas do caso antes e após a aplicação do jogo e foram analisados mediante a análise de conteúdo. A partir das análises foi possível verificar que o estudo de caso juntamente com o jogo permitiram, de forma lúdica e contextualizada, que os estudantes compreendessem as causas, consequências e medidas para minimizar o aquecimento global."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2532_TB635_09032023065316.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIANA BARRETO HYGINO MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "CASSIANA"
    "autor_email" => "cassiana.h.machado@iff.ed"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Apresentamos o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático associado ao método de estudo de caso sobre o Aquecimento Global. O jogo de tabuleiro possui formato de trilha, composta por 64 casas, em que os estudantes atuam como líderes de nações que precisam tomar decisões para reduzir os impactos do aquecimento global, sendo a nação vencedora aquela que optar por medidas mais sustentáveis. O jogo foi aplicado para estudantes da 1ª série do ensino médio de uma escola pública. Os dados são constituídos pelas respostas dos estudantes aos problemas do caso antes e após a aplicação do jogo e foram analisados mediante a análise de conteúdo. A partir das análises foi possível verificar que o estudo de caso juntamente com o jogo permitiram, de forma lúdica e contextualizada, que os estudantes compreendessem as causas, consequências e medidas para minimizar o aquecimento global.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.