Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO CTS COMO FUNDAMENTAÇÃO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93144
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 1723
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO CTS COMO FUNDAMENTAÇÃO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo investigar as repercussões dos referenciais ACT e CTS em pesquisas da linha temática de Educação Não-Formal (EnF) e Divulgação Científica (DC) publicadas em todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), de 1997 a 2021. De abordagem qualitativa e natureza documental, a investigação se estruturou inicialmente em um mapeamento a partir de descritores de interesse, seguido por uma caracterização dos trabalhos encontrados e, por fim, em uma análise exploratória de seus conteúdos. Foram encontrados 45 trabalhos na linha de em EnF/DC que se apropriam de elementos da ACT/Educação CTS em suas investigações, correspondendo a 8,6% dos trabalhos da linha temática investigada. Tais elementos surgem tanto como fundamentação teórica, sustentando e/ou justificando as pesquisas em seções introdutórias; quanto como parte da abordagem metodológica, com categorias específicas da ACT e/ou CTS compondo a estrutura e/ou instrumentos de análise das pesquisas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1723_TB726_15112022125425.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SUCHA HEIDEMANN"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielheidemann@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93144
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 1723
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO CTS COMO FUNDAMENTAÇÃO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo investigar as repercussões dos referenciais ACT e CTS em pesquisas da linha temática de Educação Não-Formal (EnF) e Divulgação Científica (DC) publicadas em todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), de 1997 a 2021. De abordagem qualitativa e natureza documental, a investigação se estruturou inicialmente em um mapeamento a partir de descritores de interesse, seguido por uma caracterização dos trabalhos encontrados e, por fim, em uma análise exploratória de seus conteúdos. Foram encontrados 45 trabalhos na linha de em EnF/DC que se apropriam de elementos da ACT/Educação CTS em suas investigações, correspondendo a 8,6% dos trabalhos da linha temática investigada. Tais elementos surgem tanto como fundamentação teórica, sustentando e/ou justificando as pesquisas em seções introdutórias; quanto como parte da abordagem metodológica, com categorias específicas da ACT e/ou CTS compondo a estrutura e/ou instrumentos de análise das pesquisas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1723_TB726_15112022125425.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SUCHA HEIDEMANN"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielheidemann@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar as repercussões dos referenciais ACT e CTS em pesquisas da linha temática de Educação Não-Formal (EnF) e Divulgação Científica (DC) publicadas em todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), de 1997 a 2021. De abordagem qualitativa e natureza documental, a investigação se estruturou inicialmente em um mapeamento a partir de descritores de interesse, seguido por uma caracterização dos trabalhos encontrados e, por fim, em uma análise exploratória de seus conteúdos. Foram encontrados 45 trabalhos na linha de em EnF/DC que se apropriam de elementos da ACT/Educação CTS em suas investigações, correspondendo a 8,6% dos trabalhos da linha temática investigada. Tais elementos surgem tanto como fundamentação teórica, sustentando e/ou justificando as pesquisas em seções introdutórias; quanto como parte da abordagem metodológica, com categorias específicas da ACT e/ou CTS compondo a estrutura e/ou instrumentos de análise das pesquisas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.