RESUMO A inclusão social e a educação inclusiva devem ir além da teoria, sua importância está relacionada com o respeito às diferenças; somos diferentes uns dos outros, eis o ponto que nos torna iguais. A inserção escolar é uma realidade e deve ir bem mais distante que uma simples matrícula institucional. Já que existe toda uma complexidade em relação ao tema inclusão. Assim, é necessário um novo olhar dos governantes, juntamente com os professores comprometidos, valorizando “as diferenças” (grifo nosso), almejando sempre, uma educação voltada para a igualdade. Assim, é importante deixar claro que, a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), buscam o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. De modo que, o processo educacional precisará rever seus conceitos. Será necessário também, construir novos saberes, adequando-se às novas exigências, pois, a inclusão de forma geral, não pode mais ficar apenas no “papel”, deve ser efetivada responsavelmente, em todos os espaços sociais. Sabemos que a “inclusão social” não acontece de forma efetiva e igualitária, mas que, na teoria, ela se fundamenta, é defendida e tem víeis humanitário. Seria bom e de grande relevância que, todas as propostas teóricas fossem postas em prática com o apoio de todos. Por fim, trabalhar inclusão é necessário e fundamental para que a educação tenha como base fundamental o AFETO. (Atributo psíquico que dá valor e representação à realidade).