Este artigo sintetiza algumas das reflexões feitas a partir de uma pesquisa qualitativa que visava entender e cogitar, por meio das concepções pibidianas, no viés do subprojeto Pibid/Pedagogia/UFRN, a luz da Diversidade Educacional na formação inicial do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó, uma vez que, em suas práticas pedagógicas possam considerar as diferenças e singularidades dos sujeitos para/na construção da educação inclusiva e aprender a conviver com as diferenças multiculturais engradece a formação social de todos. Na metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa, além do estudo da arte sobre formação docente e Diversidade, acoplou-se uma pesquisa de campo qualitativa e, a partir da aplicação do questionário junto ao grupo de pibidianas do referido subprojeto acima. Apoiou-se nos referenciais teóricos Moreira e Candau (2008); Rodrigues (2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e, em seus dizeres, defendem uma educação multicultural, ou seja, a inserção de todos considerando suas características biopsicossociais proporcionando condições de ensino e aprendizagem significativo. Averiguou-se por meio da pesquisa que, apesar de uma pré-construção já encontrar-se estabelecida referente a Diversidade Educacional, muitas pibidianas ainda possuem desenhos equivocados a respeito da temática, mas entrelaçam saberes em prol da construção cidadã diversificada e qualificada para o conhecimento do alunado.