Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MÚSICA E INCLUSÃO: EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso realizado no projeto de extensão universitário “Grupo Esperança Viva” promovido pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN localizada no campus central - Natal. Desde de 2011, este projeto de extensão vem desenvolvendo um trabalho com o ensino de música para pessoas com deficiência visual, bem como dando oportunidade aos mesmos de se incluírem na sociedade. Como metodologia, foi utilizado o estudo de caso, entrevista semiestruturada e a investigação empírica. Para tanto, foram observados às aulas do grupo com os alunos com deficiência visual e, sendo escolhido 3 alunos entre os demais para a realização de uma entrevista. Como resultado foi possível comprovar que grande parte dos alunos após o ingresso no projeto passaram a sentir-se mais valorizados e dispostos a retomar práticas anteriormente interrompidas como à volta aos estudos no ensino regular, atividades de lazer e a participação em eventos. A música tem como um dos seus objetivos contribuir para a formação humana, proporcionando uma maior interação com o mundo sonoro, ampliando a sensibilidade e abrindo “janelas” de oportunidades para os envolvidos. Seu papel dentro da educação musical especial não difere com relação a outros contextos de ensino, portanto, por meio da música, as pessoas com deficiência visual estão encontrando novos caminhos para a vida, sejam seguindo na área profissional, acadêmica ou como uma atividade extra musical. Com iniciativas iguais a essas, podemos contribuir para o respeito e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência, possibilitando uma inclusão de fato.

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