Nosso trabalho objetivou resgatar conhecimentos matemáticos do ensino fundamental dos estudantes que estavam no terceiro ano do ensino médio, para isso usamos o recurso dos paradidáticos da coleção “A descoberta da matemática” que continha quinze obras contemplando os principais conteúdos matemáticos e que dispunha de uma linguagem de fácil compreensão e que retratasse semelhança no cotidiano deles. Apoiamo-nos em Munakata (1997), para fundamentar acerca dos conceitos de paradidáticos ao longo da história e no Brasil, também nos PCN (BRASIL, 1998) e na LDB (BRASIL, 1996) para orientação dos conceitos matemáticos necessário para nossos estudantes. Tivemos duas atividades que resultaram dessa leitura, a Atividade Coletiva em que eles produziram paródia, versos, histórias em quadrinhos dentre outras, que revelaram os talentos e o conhecimento adquirido por eles na leitura e a Atividade Individual que compunha do questionário com cinco questões. Foram elaborados quinze questionários com cinco questões com mesmo objetivo. Os resultados mostraram que houve aprendizagem de resgate e de relembrança dos conteúdos matemáticos, além de promover o gosto pela leitura.