É comum a quase toda a sociedade que as novas tecnologias vêm tomando cada vez mais espaço dentro das nossas vidas. Com o aparecimento dessas tecnologias foi criado um novo tipo de exclusão a exclusão digital. Dentro desse contexto a presente pesquisa teve como objetivo diagnosticar o uso das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação), na aprendizagem dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Maria do Socorro Cardoso. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico que buscou apontar a opinião de diversos autores sobre a temática inclusão digital em seguida foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola que pertence a zona rural de Juazeiro do Norte – CE e que possui laboratório de informática. As pesquisas de campo foram realizadas entre os meses de abril e maio de 2014 e a análise e discussão dos resultados foram feitas entre julho e outubro. Foram aplicados questionários a 118 alunos de ambos os sexos distribuídos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Como resultado tem-se que apenas uma pequena parte desses alunos possui em casa computadores com acesso à internet e também uma pequena parte possui cursos específicos de informática. A análise dos dados aponta para a necessidade de melhorar a estrutura das escolas rurais assim como desenvolver atividades que possibilitem o desenvolvimento da inclusão digital para os alunos. O currículo dos profissionais do ensino também deve ser melhorado para que possam transmitir de forma concisa o conhecimento sobre a utilização de ferramentas tecnológicas aos alunos.