O USO DAS TIC’S NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ZONA RURAL NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9072 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1235 "inscrito_id" => 1472 "titulo" => "O USO DAS TIC’S NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ZONA RURAL NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE" "resumo" => "É comum a quase toda a sociedade que as novas tecnologias vêm tomando cada vez mais espaço dentro das nossas vidas. Com o aparecimento dessas tecnologias foi criado um novo tipo de exclusão a exclusão digital. Dentro desse contexto a presente pesquisa teve como objetivo diagnosticar o uso das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação), na aprendizagem dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Maria do Socorro Cardoso. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico que buscou apontar a opinião de diversos autores sobre a temática inclusão digital em seguida foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola que pertence a zona rural de Juazeiro do Norte – CE e que possui laboratório de informática. As pesquisas de campo foram realizadas entre os meses de abril e maio de 2014 e a análise e discussão dos resultados foram feitas entre julho e outubro. Foram aplicados questionários a 118 alunos de ambos os sexos distribuídos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Como resultado tem-se que apenas uma pequena parte desses alunos possui em casa computadores com acesso à internet e também uma pequena parte possui cursos específicos de informática. A análise dos dados aponta para a necessidade de melhorar a estrutura das escolas rurais assim como desenvolver atividades que possibilitem o desenvolvimento da inclusão digital para os alunos. O currículo dos profissionais do ensino também deve ser melhorado para que possam transmitir de forma concisa o conhecimento sobre a utilização de ferramentas tecnológicas aos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, ESCOLAS RURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_18_49_16_idinscrito_1472_c8b8230269fc4f27488db22a3c990397.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO CORDEIRO ALEXANDRE" "autor_nome_curto" => "CICERO CORDEIRO" "autor_email" => "cicero_cicero1@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9072 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1235 "inscrito_id" => 1472 "titulo" => "O USO DAS TIC’S NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ZONA RURAL NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE" "resumo" => "É comum a quase toda a sociedade que as novas tecnologias vêm tomando cada vez mais espaço dentro das nossas vidas. Com o aparecimento dessas tecnologias foi criado um novo tipo de exclusão a exclusão digital. Dentro desse contexto a presente pesquisa teve como objetivo diagnosticar o uso das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação), na aprendizagem dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Maria do Socorro Cardoso. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico que buscou apontar a opinião de diversos autores sobre a temática inclusão digital em seguida foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola que pertence a zona rural de Juazeiro do Norte – CE e que possui laboratório de informática. As pesquisas de campo foram realizadas entre os meses de abril e maio de 2014 e a análise e discussão dos resultados foram feitas entre julho e outubro. Foram aplicados questionários a 118 alunos de ambos os sexos distribuídos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Como resultado tem-se que apenas uma pequena parte desses alunos possui em casa computadores com acesso à internet e também uma pequena parte possui cursos específicos de informática. A análise dos dados aponta para a necessidade de melhorar a estrutura das escolas rurais assim como desenvolver atividades que possibilitem o desenvolvimento da inclusão digital para os alunos. O currículo dos profissionais do ensino também deve ser melhorado para que possam transmitir de forma concisa o conhecimento sobre a utilização de ferramentas tecnológicas aos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, ESCOLAS RURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_18_49_16_idinscrito_1472_c8b8230269fc4f27488db22a3c990397.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO CORDEIRO ALEXANDRE" "autor_nome_curto" => "CICERO CORDEIRO" "autor_email" => "cicero_cicero1@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }