Esta pesquisa qualitativa objetiva delinear aspectos da formação e da prática profissional de professores de Ciências da Natureza, que atuam em cursos pré-vestibulares populares de Porto Alegre e região metropolitana. Foi adotado um questionário com questões abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. As respostas descritivas foram categorizadas via análise de conteúdo, havendo 14 informantes. A maior parte dos informantes: é licenciada ou cursa licenciatura em áreas das Ciências da Natureza; objetiva auxiliar estudantes de baixa renda a ingressarem em universidades; realiza algum tipo de formação continuada, majoritariamente pós-graduação; afirma que planeja suas aulas, apesar de relatar dificuldades em relação ao tempo disponível. Foi possível constatar que os cursos pré-vestibulares populares: são movimentos sociais contra-hegemônicos, que buscam o acesso de camadas sociais, vulneráveis economicamente, à universidade; viabilizam o desenvolvimento profissional docente, sendo escolhidos, majoritariamente, por profissionais que estão iniciando a atuação no magistério.