Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ENTRELAÇOS ENTRE A TEORIA PIAGETIANA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE EQUILIBRAÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93007
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 543
    "inscrito_id" => 1391
    "titulo" => "ENTRELAÇOS ENTRE A TEORIA PIAGETIANA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE EQUILIBRAÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)"
    "resumo" => "No Ensino por Investigação, o aprendizado se dá por meio da resolução de problemas, o que pode fomentar conflitos cognitivos entre as ideias já existentes e a aquisição de novos conhecimentos pelos estudantes. Nessa abordagem, é frequente o uso de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) que correspondem ao encadeamento de atividades e aulas em que um tema é investigado e, consequentemente, seus conceitos e práticas são trabalhados. Nesse contexto, o presente estudo objetivou discutir as etapas de uma SEI desenvolvida e aplicada por Brito e Fireman (2016) para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, fundamentando-a no processo de equilibração das estruturas cognitivas, proposto na teoria epistêmica de Jean Piaget. Na SEI avaliada foi possível identificar os processos de equilibração das estruturas cognitivas, bem como sua eficiência na criação de processos mentais, os quais possibilitaram a passagem de um saber espontâneo a um saber conceitual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1391_TB543_13032023163227.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA PATRÍCIA  NERIS SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "KEILA"
    "autor_email" => "keila_biologa11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93007
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 543
    "inscrito_id" => 1391
    "titulo" => "ENTRELAÇOS ENTRE A TEORIA PIAGETIANA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE EQUILIBRAÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)"
    "resumo" => "No Ensino por Investigação, o aprendizado se dá por meio da resolução de problemas, o que pode fomentar conflitos cognitivos entre as ideias já existentes e a aquisição de novos conhecimentos pelos estudantes. Nessa abordagem, é frequente o uso de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) que correspondem ao encadeamento de atividades e aulas em que um tema é investigado e, consequentemente, seus conceitos e práticas são trabalhados. Nesse contexto, o presente estudo objetivou discutir as etapas de uma SEI desenvolvida e aplicada por Brito e Fireman (2016) para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, fundamentando-a no processo de equilibração das estruturas cognitivas, proposto na teoria epistêmica de Jean Piaget. Na SEI avaliada foi possível identificar os processos de equilibração das estruturas cognitivas, bem como sua eficiência na criação de processos mentais, os quais possibilitaram a passagem de um saber espontâneo a um saber conceitual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1391_TB543_13032023163227.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA PATRÍCIA  NERIS SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "KEILA"
    "autor_email" => "keila_biologa11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

No Ensino por Investigação, o aprendizado se dá por meio da resolução de problemas, o que pode fomentar conflitos cognitivos entre as ideias já existentes e a aquisição de novos conhecimentos pelos estudantes. Nessa abordagem, é frequente o uso de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) que correspondem ao encadeamento de atividades e aulas em que um tema é investigado e, consequentemente, seus conceitos e práticas são trabalhados. Nesse contexto, o presente estudo objetivou discutir as etapas de uma SEI desenvolvida e aplicada por Brito e Fireman (2016) para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, fundamentando-a no processo de equilibração das estruturas cognitivas, proposto na teoria epistêmica de Jean Piaget. Na SEI avaliada foi possível identificar os processos de equilibração das estruturas cognitivas, bem como sua eficiência na criação de processos mentais, os quais possibilitaram a passagem de um saber espontâneo a um saber conceitual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.