Na Quarta Colônia (QC) situada no centro Rio Grande do Sul, Brasil encontra-se o Centro de Pesquisas Genealógicas (CPG) e o Centro de Apoio Paleontológico (CAPPA). Objetiva-se, neste estudo analisar como o acervo dos centros de pesquisa da QC evidenciam-se na formação docente-Geoparque Quarta Colônia, Aspirante UNESCO. A pesquisa é de abordagem qualitativa, documental com características de um estudo de caso. Levantou-se as iniciativas de formação docente na perspectiva da consolidação do Geoparque QC. A pesquisa é de doutorado (em andamento) com foco nos espaços não formais de ensino e formação docente. Detectou-se nas ações de formação docente que o CPG e o CAPPA são apresentados como principais alicerces científicos que ratificam o patrimônio material e imaterial da região e importantes espaços de ensino. Outrossim, os docentes necessitam se apropriarem do acervo destes centros de ciências e incluí-los como objetos de estudos no planejamento das aulas.