BIOBLOG – CONEXÃO JOVEM DA BIOLOGIA: CONSTRUINDO E COMPARTILHANDO APRENDIZADO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8562 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1206 "inscrito_id" => 2682 "titulo" => "BIOBLOG – CONEXÃO JOVEM DA BIOLOGIA: CONSTRUINDO E COMPARTILHANDO APRENDIZADO" "resumo" => "A partir de diagnósticos realizados no início de ano letivo, foi observada uma deficiência na compreensão de contextos voltados à disciplina de Biologia, sendo nítidas as dificuldades de interpretação e entendimentos pela maioria dos discentes. Nesse contexto, houve a necessidade de buscar práticas pedagógicas diferenciadas e contextualizadas com a realidade. Objetivamos elaborações discentes de Pôsteres e Blogs, voltados ao ensino-aprendizado dinâmico do Componente Curricular Biologia, no incentivo às pesquisas, leituras e produções textuais e na motivação quanto ao uso dos recursos tecnológicos. O Projeto Pedagógico BioBlog – Conexão Jovem da Biologia: Construindo e Compartilhando Aprendizado foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito em Araçagi/PB. Participaram 87 estudantes do Ensino Médio Regular, sendo: 1º Ano A – 41, 2º Ano B – 25 e 2º Ano C – 21, respectivamente. Como ponto norteador foi criado pela docente o BioBlog, que abriu o espaço para as postagem de conteúdos e atividades da referida disciplina. De laboração discente tivemos a formulação de 15 Pôsteres temáticos e criação de 19 acessos viabilizados pelos Blogs. Um blog poderá no contexto educacional se constituir como uma ferramenta didática valiosa, pois é um facilitador do entrosamento estudantil para a construção colaborativa de conhecimento condizente com realidades. Os Pôsteres fizeram uma analogia ao “blog de papel” e serviram de contraponto ao recurso facilitador “editar” do Blog online. Obtivemos resultados satisfatórios mediante a ativa participação discente, na ação do aprender-fazendo, na valorização de habilidades e competências, como atos de inclusão e cidadania. Palavras-chaves: Projeto Pedagógico, Recurso Didático, Blog, Pôster." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, RECURSO DIDÁTICO, BLOG, PÔSTER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_13_41_45_idinscrito_2682_de4c1948608e80815a3653f49e1f972c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO" "autor_nome_curto" => "JAILENE" "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co" "autor_ies" => "SAPIENS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8562 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1206 "inscrito_id" => 2682 "titulo" => "BIOBLOG – CONEXÃO JOVEM DA BIOLOGIA: CONSTRUINDO E COMPARTILHANDO APRENDIZADO" "resumo" => "A partir de diagnósticos realizados no início de ano letivo, foi observada uma deficiência na compreensão de contextos voltados à disciplina de Biologia, sendo nítidas as dificuldades de interpretação e entendimentos pela maioria dos discentes. Nesse contexto, houve a necessidade de buscar práticas pedagógicas diferenciadas e contextualizadas com a realidade. Objetivamos elaborações discentes de Pôsteres e Blogs, voltados ao ensino-aprendizado dinâmico do Componente Curricular Biologia, no incentivo às pesquisas, leituras e produções textuais e na motivação quanto ao uso dos recursos tecnológicos. O Projeto Pedagógico BioBlog – Conexão Jovem da Biologia: Construindo e Compartilhando Aprendizado foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito em Araçagi/PB. Participaram 87 estudantes do Ensino Médio Regular, sendo: 1º Ano A – 41, 2º Ano B – 25 e 2º Ano C – 21, respectivamente. Como ponto norteador foi criado pela docente o BioBlog, que abriu o espaço para as postagem de conteúdos e atividades da referida disciplina. De laboração discente tivemos a formulação de 15 Pôsteres temáticos e criação de 19 acessos viabilizados pelos Blogs. Um blog poderá no contexto educacional se constituir como uma ferramenta didática valiosa, pois é um facilitador do entrosamento estudantil para a construção colaborativa de conhecimento condizente com realidades. Os Pôsteres fizeram uma analogia ao “blog de papel” e serviram de contraponto ao recurso facilitador “editar” do Blog online. Obtivemos resultados satisfatórios mediante a ativa participação discente, na ação do aprender-fazendo, na valorização de habilidades e competências, como atos de inclusão e cidadania. Palavras-chaves: Projeto Pedagógico, Recurso Didático, Blog, Pôster." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, RECURSO DIDÁTICO, BLOG, PÔSTER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_13_41_45_idinscrito_2682_de4c1948608e80815a3653f49e1f972c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO" "autor_nome_curto" => "JAILENE" "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co" "autor_ies" => "SAPIENS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }