Nesse artigo são trazidos alguns dos resultados das pesquisas “Desvelando o Pronatec: Uma avaliação política do Programa” e “Avaliação Política do ProJovem Urbano em Natal/RN: desafios e perspectivas”, que estão sendo desenvolvidas como requisitos para conclusão de mestrado. Embora sejam avaliações de dois programas distintos, ambas as pesquisas avaliam politicamente programas que atuam na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). A problemática que permeia as investigações diz respeito à dualidade estrutural da educação (MOURA, 2006) impressas por meio das ações estatais descontínuas na EJA, que em alguns momentos impulsionaram ações voltadas para uma formação exclusivamente técnica para a classe trabalhadora e em outros tem dispensado formação propedêutica aligeirada sem vinculação com a formação profissional. A fundamentação teórica no que diz respeito à avaliação política de políticas públicas em Figueiredo e Figueiredo (1986) e Souza (2013). Além disso, a fundamentação teórica dos estudos desenvolvidos é com base no método dialético (KOSIK, 1976) e, portanto, apresenta como abordagem o marxismo. Nesse sentido, frente aos estudos realizados levanta-se como necessidade para ultrapassar a dualidade estrutural da educação ações na EJA que sejam capazes de efetivamente integrar formação profissional e elevação de escolaridade.