Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA POR MEIO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92974
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 504
    "inscrito_id" => 2258
    "titulo" => "MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA POR MEIO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo identificar os diferentes modos de pensar associados a distintas formas de falar sobre o conceito de Energia, em um contexto específico apresentado por meio de uma QSC na sala de aula. A metodologia proposta foi baseada na proposição de uma sequência didática, em nove momentos de 50 minutos, aplicada com 26 estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Garanhuns, Pernambuco. As respostas a QSC e as discussões foram analisadas buscando identificar características do trabalho com QSC, bem como a emergência de zonas do Perfil Conceitual de Energia. Os resultados mostram uma visão de Energia como movimento, predominante no contexto trabalhado. Ao longo das discussões nos grupos, observamos uma aproximação entre as ideias contidas nas QSCs, no qual identificamos compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos associados aos modos de pensar e as formas de falar da zona Energia como movimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "654e9448ea835_10112023173624.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => "2023-11-10 17:36:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILIANE ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Leiliane Alves"
    "autor_email" => "leiliane.alvessy@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92974
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 504
    "inscrito_id" => 2258
    "titulo" => "MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA POR MEIO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo identificar os diferentes modos de pensar associados a distintas formas de falar sobre o conceito de Energia, em um contexto específico apresentado por meio de uma QSC na sala de aula. A metodologia proposta foi baseada na proposição de uma sequência didática, em nove momentos de 50 minutos, aplicada com 26 estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Garanhuns, Pernambuco. As respostas a QSC e as discussões foram analisadas buscando identificar características do trabalho com QSC, bem como a emergência de zonas do Perfil Conceitual de Energia. Os resultados mostram uma visão de Energia como movimento, predominante no contexto trabalhado. Ao longo das discussões nos grupos, observamos uma aproximação entre as ideias contidas nas QSCs, no qual identificamos compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos associados aos modos de pensar e as formas de falar da zona Energia como movimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "654e9448ea835_10112023173624.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => "2023-11-10 17:36:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILIANE ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Leiliane Alves"
    "autor_email" => "leiliane.alvessy@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar os diferentes modos de pensar associados a distintas formas de falar sobre o conceito de Energia, em um contexto específico apresentado por meio de uma QSC na sala de aula. A metodologia proposta foi baseada na proposição de uma sequência didática, em nove momentos de 50 minutos, aplicada com 26 estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Garanhuns, Pernambuco. As respostas a QSC e as discussões foram analisadas buscando identificar características do trabalho com QSC, bem como a emergência de zonas do Perfil Conceitual de Energia. Os resultados mostram uma visão de Energia como movimento, predominante no contexto trabalhado. Ao longo das discussões nos grupos, observamos uma aproximação entre as ideias contidas nas QSCs, no qual identificamos compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos associados aos modos de pensar e as formas de falar da zona Energia como movimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.