O Ensino de Ciências por Investigação surge na tentativa de contribuir com uma perspectiva para a melhoria do Ensino de Ciências, buscando um ensino concentrado no aluno, estimulando o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de tomar decisões, argumentar, avaliar e resolver problemas. Neste texto, investigamos quais as tendências das pesquisas sobre o Ensino de Ciências por Investigação apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) considerando os últimos 05 anos (2016-2021). Para isso, acessamos as atas das edições, disponíveis online, buscando por trabalhos que continham os descritores: ensino por investigação; investigação; ensino de ciências por investigação. Examinamos os trabalhos selecionados analisando suas metodologias, objetivos, área do ensino de Ciências (química, física e biologia) e o público alvo das investigações. Dentre os resultados obtidos, a análise denota a diversidade de abordagens metodológicas nos trabalhos e uma forte tendência em propor Sequências de Ensino Investigativas.