Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO APRESENTADAS NO ENPEC E CONEDU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92969
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 499
    "inscrito_id" => 1827
    "titulo" => "TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO APRESENTADAS NO ENPEC E CONEDU"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências por Investigação surge na tentativa de contribuir com uma perspectiva para a melhoria do Ensino de Ciências, buscando um ensino concentrado no aluno, estimulando o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de tomar decisões, argumentar, avaliar e resolver problemas. Neste texto, investigamos quais as tendências das pesquisas sobre o Ensino de Ciências por Investigação apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) considerando os últimos 05 anos (2016-2021). Para isso, acessamos as atas das edições, disponíveis online, buscando por trabalhos que continham os descritores: ensino por investigação; investigação; ensino de ciências por investigação. Examinamos os trabalhos selecionados analisando suas metodologias, objetivos, área do ensino de Ciências (química, física e biologia) e o público alvo das investigações. Dentre os resultados obtidos, a análise denota a diversidade de abordagens metodológicas nos trabalhos e uma forte tendência em propor Sequências de Ensino Investigativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1827_TB499_01032023150853.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE BATISTA SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Caroline Souza"
    "autor_email" => "cbssouza@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92969
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 499
    "inscrito_id" => 1827
    "titulo" => "TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO APRESENTADAS NO ENPEC E CONEDU"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências por Investigação surge na tentativa de contribuir com uma perspectiva para a melhoria do Ensino de Ciências, buscando um ensino concentrado no aluno, estimulando o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de tomar decisões, argumentar, avaliar e resolver problemas. Neste texto, investigamos quais as tendências das pesquisas sobre o Ensino de Ciências por Investigação apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) considerando os últimos 05 anos (2016-2021). Para isso, acessamos as atas das edições, disponíveis online, buscando por trabalhos que continham os descritores: ensino por investigação; investigação; ensino de ciências por investigação. Examinamos os trabalhos selecionados analisando suas metodologias, objetivos, área do ensino de Ciências (química, física e biologia) e o público alvo das investigações. Dentre os resultados obtidos, a análise denota a diversidade de abordagens metodológicas nos trabalhos e uma forte tendência em propor Sequências de Ensino Investigativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1827_TB499_01032023150853.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE BATISTA SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Caroline Souza"
    "autor_email" => "cbssouza@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O Ensino de Ciências por Investigação surge na tentativa de contribuir com uma perspectiva para a melhoria do Ensino de Ciências, buscando um ensino concentrado no aluno, estimulando o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de tomar decisões, argumentar, avaliar e resolver problemas. Neste texto, investigamos quais as tendências das pesquisas sobre o Ensino de Ciências por Investigação apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) considerando os últimos 05 anos (2016-2021). Para isso, acessamos as atas das edições, disponíveis online, buscando por trabalhos que continham os descritores: ensino por investigação; investigação; ensino de ciências por investigação. Examinamos os trabalhos selecionados analisando suas metodologias, objetivos, área do ensino de Ciências (química, física e biologia) e o público alvo das investigações. Dentre os resultados obtidos, a análise denota a diversidade de abordagens metodológicas nos trabalhos e uma forte tendência em propor Sequências de Ensino Investigativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.