Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

REPRESENTAÇÕES VISUAIS E A NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS EM POSSÍVEIS COMUNIDADES DE PRÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92962
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 490
    "inscrito_id" => 225
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES VISUAIS E A NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS EM POSSÍVEIS COMUNIDADES DE PRÁTICA"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo analisar a representação de contextos escolares a partir de desenhos de interação e colaboração entre professores na negociação de significados durante o cultivo de potenciais Comunidades de Prática. Foram sujeitos do estudo 63 professores dos anos finais do ensino fundamental, de quatro escolas públicas da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Utilizou-se como instrumento de investigação a representação visual e o significado sobre a realidade escolar destes quatro contextos, considerando a interação, a colaboração e a negociação de significados dos sujeitos enquanto idealizavam a imagem. Tal atividade objetivou perceber a importância da negociação de significados, elemento estruturante de uma Comunidade de Prática. Estes significados, embora individuais, se complementam e podem se constituir no engajamento, na participação ativa, no empreendimento e na reificação de conhecimentos, produções ou sentidos, que são condicionantes importantes no cultivo de uma Comunidade de Prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID225_TB490_14112022131628.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA GODINHO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Renata Soares"
    "autor_email" => "renatasoares1807@gmail.co"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92962
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 490
    "inscrito_id" => 225
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES VISUAIS E A NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS EM POSSÍVEIS COMUNIDADES DE PRÁTICA"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo analisar a representação de contextos escolares a partir de desenhos de interação e colaboração entre professores na negociação de significados durante o cultivo de potenciais Comunidades de Prática. Foram sujeitos do estudo 63 professores dos anos finais do ensino fundamental, de quatro escolas públicas da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Utilizou-se como instrumento de investigação a representação visual e o significado sobre a realidade escolar destes quatro contextos, considerando a interação, a colaboração e a negociação de significados dos sujeitos enquanto idealizavam a imagem. Tal atividade objetivou perceber a importância da negociação de significados, elemento estruturante de uma Comunidade de Prática. Estes significados, embora individuais, se complementam e podem se constituir no engajamento, na participação ativa, no empreendimento e na reificação de conhecimentos, produções ou sentidos, que são condicionantes importantes no cultivo de uma Comunidade de Prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID225_TB490_14112022131628.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA GODINHO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Renata Soares"
    "autor_email" => "renatasoares1807@gmail.co"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a representação de contextos escolares a partir de desenhos de interação e colaboração entre professores na negociação de significados durante o cultivo de potenciais Comunidades de Prática. Foram sujeitos do estudo 63 professores dos anos finais do ensino fundamental, de quatro escolas públicas da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Utilizou-se como instrumento de investigação a representação visual e o significado sobre a realidade escolar destes quatro contextos, considerando a interação, a colaboração e a negociação de significados dos sujeitos enquanto idealizavam a imagem. Tal atividade objetivou perceber a importância da negociação de significados, elemento estruturante de uma Comunidade de Prática. Estes significados, embora individuais, se complementam e podem se constituir no engajamento, na participação ativa, no empreendimento e na reificação de conhecimentos, produções ou sentidos, que são condicionantes importantes no cultivo de uma Comunidade de Prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.