Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ARTICULAÇÃO ENTRE ABORDAGEM TEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS APONTADOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92954
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 2204
    "titulo" => "ARTICULAÇÃO ENTRE ABORDAGEM TEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS APONTADOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS"
    "resumo" => "Propostas de ensino pautadas na ideia de Abordagem Temática (AT) apresentam potencial para um ensino de Ciências mais significativo. Implementações neste sentido implicam, contudo, na inserção de discussões sobre AT na formação docente. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo caracterizar como a articulação entre AT e formação docente vem ocorrendo e quais os principais desafios inerentes a este processo. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e configura uma revisão sistemática de literatura. Foram localizados 19 estudos, nos quais conduziu-se a análise a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que a articulação vem ocorrendo, principalmente, na formação inicial em iniciativas realizadas no âmbito do estágio supervisionado e que entre os desafios estão o diálogo entre diferentes saberes, resistência da escola e currículos pré-estabelecidos, existência de lacunas conceituais e dificuldades na apropriação de elementos e pressupostos da AT."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2204_TB481_14112022120404.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA CEZAR"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafscezar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92954
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 2204
    "titulo" => "ARTICULAÇÃO ENTRE ABORDAGEM TEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS APONTADOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS"
    "resumo" => "Propostas de ensino pautadas na ideia de Abordagem Temática (AT) apresentam potencial para um ensino de Ciências mais significativo. Implementações neste sentido implicam, contudo, na inserção de discussões sobre AT na formação docente. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo caracterizar como a articulação entre AT e formação docente vem ocorrendo e quais os principais desafios inerentes a este processo. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e configura uma revisão sistemática de literatura. Foram localizados 19 estudos, nos quais conduziu-se a análise a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que a articulação vem ocorrendo, principalmente, na formação inicial em iniciativas realizadas no âmbito do estágio supervisionado e que entre os desafios estão o diálogo entre diferentes saberes, resistência da escola e currículos pré-estabelecidos, existência de lacunas conceituais e dificuldades na apropriação de elementos e pressupostos da AT."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2204_TB481_14112022120404.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA CEZAR"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafscezar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Propostas de ensino pautadas na ideia de Abordagem Temática (AT) apresentam potencial para um ensino de Ciências mais significativo. Implementações neste sentido implicam, contudo, na inserção de discussões sobre AT na formação docente. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo caracterizar como a articulação entre AT e formação docente vem ocorrendo e quais os principais desafios inerentes a este processo. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e configura uma revisão sistemática de literatura. Foram localizados 19 estudos, nos quais conduziu-se a análise a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que a articulação vem ocorrendo, principalmente, na formação inicial em iniciativas realizadas no âmbito do estágio supervisionado e que entre os desafios estão o diálogo entre diferentes saberes, resistência da escola e currículos pré-estabelecidos, existência de lacunas conceituais e dificuldades na apropriação de elementos e pressupostos da AT.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.