Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ÁCIDOS E BASES NOS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS: ANALISANDO O CONTEXTO HISTÓRICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92946
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 469
    "inscrito_id" => 1121
    "titulo" => "ÁCIDOS E BASES NOS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS: ANALISANDO O CONTEXTO HISTÓRICO"
    "resumo" => "Neste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa nos sete livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2021, com foco no conteúdo de Ácidos e Bases. Apesar dos termos ácidos e bases serem de uso comum, muitos não conhecem o verdadeiro conceito, isto ocorre porque o ensino de química é visto como um aglomerado de teorias abstratas, levando a memorização desse conhecimento e desvalorizando o real motivo para o ensino. O PNLD é responsável pela avaliação e disponibilização das obras didáticas que servem de base às práticas educativas aos professores e alunos das escolas públicas de educação básica brasileira. Assim, realizou-se a análise dos sete livros didáticos manual do professor, verificando a abordagem do contexto histórico. O presente trabalho busca investigar como a História da Ciência vem sendo apresentada nos livros didáticos de Química, de modo a auxiliar o professor em sua implantação no ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1121_TB469_13022023152933.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUIAN LINO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Suian Lino Oliv"
    "autor_email" => "suianlino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92946
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 469
    "inscrito_id" => 1121
    "titulo" => "ÁCIDOS E BASES NOS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS: ANALISANDO O CONTEXTO HISTÓRICO"
    "resumo" => "Neste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa nos sete livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2021, com foco no conteúdo de Ácidos e Bases. Apesar dos termos ácidos e bases serem de uso comum, muitos não conhecem o verdadeiro conceito, isto ocorre porque o ensino de química é visto como um aglomerado de teorias abstratas, levando a memorização desse conhecimento e desvalorizando o real motivo para o ensino. O PNLD é responsável pela avaliação e disponibilização das obras didáticas que servem de base às práticas educativas aos professores e alunos das escolas públicas de educação básica brasileira. Assim, realizou-se a análise dos sete livros didáticos manual do professor, verificando a abordagem do contexto histórico. O presente trabalho busca investigar como a História da Ciência vem sendo apresentada nos livros didáticos de Química, de modo a auxiliar o professor em sua implantação no ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1121_TB469_13022023152933.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUIAN LINO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Suian Lino Oliv"
    "autor_email" => "suianlino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Neste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa nos sete livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2021, com foco no conteúdo de Ácidos e Bases. Apesar dos termos ácidos e bases serem de uso comum, muitos não conhecem o verdadeiro conceito, isto ocorre porque o ensino de química é visto como um aglomerado de teorias abstratas, levando a memorização desse conhecimento e desvalorizando o real motivo para o ensino. O PNLD é responsável pela avaliação e disponibilização das obras didáticas que servem de base às práticas educativas aos professores e alunos das escolas públicas de educação básica brasileira. Assim, realizou-se a análise dos sete livros didáticos manual do professor, verificando a abordagem do contexto histórico. O presente trabalho busca investigar como a História da Ciência vem sendo apresentada nos livros didáticos de Química, de modo a auxiliar o professor em sua implantação no ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.