Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ANÁLISE SOCIOMATERIAL DIFRATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92935
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 844
    "titulo" => "PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ANÁLISE SOCIOMATERIAL DIFRATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Neste artigo buscamos novas formas de examinar um elemento muito específico: o uso de objetos no ensino de ciências. No que segue, arregimentamos microscópio, estudante e uma aula de ciências como ponto focal para apresentarmos uma proposta de unidade de análise, denominada por nós como sociomaterialidade difrativa. Essa unidade está fundamentada no enquadramento teórico de pesquisadores como Deleuze (1988), Latour (1999, 2004, 2012), Barad (2003, 2007) e Fenwick (2010, 2011). Com essa proposta, procuramos facilitar a visualização de efeitos de agenciamentos difrativos e sociomateriais entre actantes (humanos e outros-que-não-humanos) na produção de conhecimento, de forma a desafiar nosso olhar antropocêntrico ao fazer pesquisas que poderiam, idealmente, ajudar a produzir uma nova forma de conhecer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV181_MD1_ID844_TB455_31052023163750.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEISIELI RITA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GEISIELI"
    "autor_email" => "geisielirita@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92935
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 844
    "titulo" => "PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ANÁLISE SOCIOMATERIAL DIFRATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Neste artigo buscamos novas formas de examinar um elemento muito específico: o uso de objetos no ensino de ciências. No que segue, arregimentamos microscópio, estudante e uma aula de ciências como ponto focal para apresentarmos uma proposta de unidade de análise, denominada por nós como sociomaterialidade difrativa. Essa unidade está fundamentada no enquadramento teórico de pesquisadores como Deleuze (1988), Latour (1999, 2004, 2012), Barad (2003, 2007) e Fenwick (2010, 2011). Com essa proposta, procuramos facilitar a visualização de efeitos de agenciamentos difrativos e sociomateriais entre actantes (humanos e outros-que-não-humanos) na produção de conhecimento, de forma a desafiar nosso olhar antropocêntrico ao fazer pesquisas que poderiam, idealmente, ajudar a produzir uma nova forma de conhecer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV181_MD1_ID844_TB455_31052023163750.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEISIELI RITA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GEISIELI"
    "autor_email" => "geisielirita@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Neste artigo buscamos novas formas de examinar um elemento muito específico: o uso de objetos no ensino de ciências. No que segue, arregimentamos microscópio, estudante e uma aula de ciências como ponto focal para apresentarmos uma proposta de unidade de análise, denominada por nós como sociomaterialidade difrativa. Essa unidade está fundamentada no enquadramento teórico de pesquisadores como Deleuze (1988), Latour (1999, 2004, 2012), Barad (2003, 2007) e Fenwick (2010, 2011). Com essa proposta, procuramos facilitar a visualização de efeitos de agenciamentos difrativos e sociomateriais entre actantes (humanos e outros-que-não-humanos) na produção de conhecimento, de forma a desafiar nosso olhar antropocêntrico ao fazer pesquisas que poderiam, idealmente, ajudar a produzir uma nova forma de conhecer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.