Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PRODUÇÃO DE RECURSO PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93141
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 722
    "inscrito_id" => 1035
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE RECURSO PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "Dados recentes indicam que a deficiência visual ocupa a maior proporção declarada pela população brasileira. É sabido que existe uma demanda de alunos com essa condição chegando às escolas da rede pública regular de ensino, onde há falta de recursos didáticos especializados que atendam às suas necessidades educacionais específicas. Essa pesquisa teve o objetivo de produzir um recurso pedagógico adaptado para o ensino de processos reprodutivos em plantas para alunos com deficiência visual do 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais). Todo material foi produzido em parceria com o Instituto Benjamin Constant e passou por avaliação de revisores e alunos com deficiência visual da própria Instituição. Após as modificações sugeridas o material será incluso no catálogo de materiais didáticos para distribuição nas instituições públicas que atendam alunos com deficiência visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1035_TB722_15112022124255.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS FORTUNATO DE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS FORTUNATO"
    "autor_email" => "thaisoggi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93141
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 722
    "inscrito_id" => 1035
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE RECURSO PEDAGÓGICO ADAPTADO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "Dados recentes indicam que a deficiência visual ocupa a maior proporção declarada pela população brasileira. É sabido que existe uma demanda de alunos com essa condição chegando às escolas da rede pública regular de ensino, onde há falta de recursos didáticos especializados que atendam às suas necessidades educacionais específicas. Essa pesquisa teve o objetivo de produzir um recurso pedagógico adaptado para o ensino de processos reprodutivos em plantas para alunos com deficiência visual do 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais). Todo material foi produzido em parceria com o Instituto Benjamin Constant e passou por avaliação de revisores e alunos com deficiência visual da própria Instituição. Após as modificações sugeridas o material será incluso no catálogo de materiais didáticos para distribuição nas instituições públicas que atendam alunos com deficiência visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1035_TB722_15112022124255.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS FORTUNATO DE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS FORTUNATO"
    "autor_email" => "thaisoggi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Dados recentes indicam que a deficiência visual ocupa a maior proporção declarada pela população brasileira. É sabido que existe uma demanda de alunos com essa condição chegando às escolas da rede pública regular de ensino, onde há falta de recursos didáticos especializados que atendam às suas necessidades educacionais específicas. Essa pesquisa teve o objetivo de produzir um recurso pedagógico adaptado para o ensino de processos reprodutivos em plantas para alunos com deficiência visual do 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais). Todo material foi produzido em parceria com o Instituto Benjamin Constant e passou por avaliação de revisores e alunos com deficiência visual da própria Instituição. Após as modificações sugeridas o material será incluso no catálogo de materiais didáticos para distribuição nas instituições públicas que atendam alunos com deficiência visual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.