Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

UMA ANÁLISE REFLEXIVA DOS CONTEÚDOS DE ECOLOGIA NO CURRÍCULO DE MINAS GERAIS

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A temática do meio ambiente tem ocupado crescente espaço nas agendas de governança mundial e tem sido intensificada essa demanda para que se trabalhe na formação escolar. Dentre as implicações impostas pela pandemia de COVID-19, ocorreu a elaboração de novos materiais curriculares pelos sistemas de ensino para viabilizar o ensino remoto. No Estado de Minas Gerais, foi elaborado o Programa de Estudos Tutorado (PET), um material produzido em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Frente a isso, esta pesquisa tem o objetivo principal de compreender quais conteúdos de ecologia foram abordados no PET. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em educação aplicando análise de conteúdo como técnica de análise das comunicações. Os resultados evidenciam que os conteúdos de ecologia se encontram em defasagem na educação básica entendendo-se que a ecologia não apresenta como um tema possível de ser abordado no currículo escolar.

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