VERSOS, SONS, RITOS E IMAGENS: UMA ANÁLISE DAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES NA POESIA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9307 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1616 "inscrito_id" => 2802 "titulo" => "VERSOS, SONS, RITOS E IMAGENS: UMA ANÁLISE DAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES NA POESIA" "resumo" => "Abordaremos sobre os desafios do trabalho de leitura com o intuito de mostrar a importância dessa atividade, especialmente, o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura, trabalhando com a formação humana e, contribuindo para ultrapassar os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não apreciam a atividade de leitura e também a não compreensão de muitos sobre a importância dessa atividade para a sua formação. A atividade foi elaborada e desenvolvida com base nas orientações dos PCNEM (2000), mostrando a importância de inserir os alunos nesse universo da leitura, formando leitores ativos e não passivos no sentido de apenas ler e admirar. Diante disso, utilizamos como teoria: Hélder Pinheiro (2007), Luciano Barbosa Justino (2007), Maria da Penha Casado Alves (2007), Marcelo Medeiros da Silva (2009), Paulo Freire (2005) e Jussara Hoffmann (2005). A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LEITURA., POESIA., DESAFIOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_21_16_01_idinscrito_2802_ea9e7f4cd09041961a51610cf6b35280.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARÍCIA PINHEIRO SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "LARÍCIA PINHEIRO" "autor_email" => "laricia_pinheiro@yahoo.co" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BENTO TENÓRIO DE SOUSA - ESCOLA DO CAMPO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9307 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1616 "inscrito_id" => 2802 "titulo" => "VERSOS, SONS, RITOS E IMAGENS: UMA ANÁLISE DAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES NA POESIA" "resumo" => "Abordaremos sobre os desafios do trabalho de leitura com o intuito de mostrar a importância dessa atividade, especialmente, o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura, trabalhando com a formação humana e, contribuindo para ultrapassar os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não apreciam a atividade de leitura e também a não compreensão de muitos sobre a importância dessa atividade para a sua formação. A atividade foi elaborada e desenvolvida com base nas orientações dos PCNEM (2000), mostrando a importância de inserir os alunos nesse universo da leitura, formando leitores ativos e não passivos no sentido de apenas ler e admirar. Diante disso, utilizamos como teoria: Hélder Pinheiro (2007), Luciano Barbosa Justino (2007), Maria da Penha Casado Alves (2007), Marcelo Medeiros da Silva (2009), Paulo Freire (2005) e Jussara Hoffmann (2005). A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LEITURA., POESIA., DESAFIOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_21_16_01_idinscrito_2802_ea9e7f4cd09041961a51610cf6b35280.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARÍCIA PINHEIRO SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "LARÍCIA PINHEIRO" "autor_email" => "laricia_pinheiro@yahoo.co" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BENTO TENÓRIO DE SOUSA - ESCOLA DO CAMPO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }