Abordaremos sobre os desafios do trabalho de leitura com o intuito de mostrar a importância dessa atividade, especialmente, o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura, trabalhando com a formação humana e, contribuindo para ultrapassar os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não apreciam a atividade de leitura e também a não compreensão de muitos sobre a importância dessa atividade para a sua formação. A atividade foi elaborada e desenvolvida com base nas orientações dos PCNEM (2000), mostrando a importância de inserir os alunos nesse universo da leitura, formando leitores ativos e não passivos no sentido de apenas ler e admirar. Diante disso, utilizamos como teoria: Hélder Pinheiro (2007), Luciano Barbosa Justino (2007), Maria da Penha Casado Alves (2007), Marcelo Medeiros da Silva (2009), Paulo Freire (2005) e Jussara Hoffmann (2005). A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade.