Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

VERSOS, SONS, RITOS E IMAGENS: UMA ANÁLISE DAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES NA POESIA

Palavra-chaves: LEITURA., POESIA., DESAFIOS. Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9307
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1616
    "inscrito_id" => 2802
    "titulo" => "VERSOS, SONS, RITOS E IMAGENS: UMA ANÁLISE DAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES NA POESIA"
    "resumo" => "Abordaremos sobre os desafios do trabalho de leitura com o intuito de mostrar a importância dessa atividade, especialmente, o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura, trabalhando com a formação humana e, contribuindo para ultrapassar os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não apreciam a atividade de leitura e também a não compreensão de muitos sobre a importância dessa atividade para a sua formação. A atividade foi elaborada e desenvolvida com base nas orientações dos PCNEM (2000), mostrando a importância de inserir os alunos nesse universo da leitura, formando leitores ativos e não passivos no sentido de apenas ler e admirar. Diante disso, utilizamos como teoria: Hélder Pinheiro (2007), Luciano Barbosa Justino (2007), Maria da Penha Casado Alves (2007), Marcelo Medeiros da Silva (2009), Paulo Freire (2005) e Jussara Hoffmann (2005). A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LEITURA., POESIA., DESAFIOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_21_16_01_idinscrito_2802_ea9e7f4cd09041961a51610cf6b35280.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARÍCIA PINHEIRO SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "LARÍCIA PINHEIRO"
    "autor_email" => "laricia_pinheiro@yahoo.co"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BENTO TENÓRIO DE SOUSA - ESCOLA DO CAMPO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9307
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1616
    "inscrito_id" => 2802
    "titulo" => "VERSOS, SONS, RITOS E IMAGENS: UMA ANÁLISE DAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES NA POESIA"
    "resumo" => "Abordaremos sobre os desafios do trabalho de leitura com o intuito de mostrar a importância dessa atividade, especialmente, o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura, trabalhando com a formação humana e, contribuindo para ultrapassar os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não apreciam a atividade de leitura e também a não compreensão de muitos sobre a importância dessa atividade para a sua formação. A atividade foi elaborada e desenvolvida com base nas orientações dos PCNEM (2000), mostrando a importância de inserir os alunos nesse universo da leitura, formando leitores ativos e não passivos no sentido de apenas ler e admirar. Diante disso, utilizamos como teoria: Hélder Pinheiro (2007), Luciano Barbosa Justino (2007), Maria da Penha Casado Alves (2007), Marcelo Medeiros da Silva (2009), Paulo Freire (2005) e Jussara Hoffmann (2005). A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LEITURA., POESIA., DESAFIOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_21_16_01_idinscrito_2802_ea9e7f4cd09041961a51610cf6b35280.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARÍCIA PINHEIRO SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "LARÍCIA PINHEIRO"
    "autor_email" => "laricia_pinheiro@yahoo.co"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BENTO TENÓRIO DE SOUSA - ESCOLA DO CAMPO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Abordaremos sobre os desafios do trabalho de leitura com o intuito de mostrar a importância dessa atividade, especialmente, o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura, trabalhando com a formação humana e, contribuindo para ultrapassar os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não apreciam a atividade de leitura e também a não compreensão de muitos sobre a importância dessa atividade para a sua formação. A atividade foi elaborada e desenvolvida com base nas orientações dos PCNEM (2000), mostrando a importância de inserir os alunos nesse universo da leitura, formando leitores ativos e não passivos no sentido de apenas ler e admirar. Diante disso, utilizamos como teoria: Hélder Pinheiro (2007), Luciano Barbosa Justino (2007), Maria da Penha Casado Alves (2007), Marcelo Medeiros da Silva (2009), Paulo Freire (2005) e Jussara Hoffmann (2005). A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.