O trabalho relata uma experiência docente com o curso “Introdução à Educação Digital” do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (PROINFO I) realizado pela Fundação José Américo de Almeida em parceria com Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no município de João Pessoa/PB, entre o período de maio a agosto de 2010. Objetiva-se apresentar a experiência com a formação continuada e a inclusão digital de professores da rede municipal de ensino da capital paraibana pela análise de os registros de atividades de uma professora formadora com o uso da informática educativa em escolas envolvidas no programa refletindo sobre o desenvolvimento do curso e de suas implicações para o ensino/aprendizagem nas escolas municipais. Como subsídios teóricos, adotou-se: Freire (2009), Bagno (2002), Soares (2006), Xavier (2011) entre outros estudiosos que tratam do letramento e da interação em ambientes virtuais de aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, adotou-se: 1) a pesquisa bibliográfica para subsidiar a análise dos registros da professora; 2) e a pesquisa participante com a imersão da formadora in lócus para a aplicação de um questionário com os cursistas no AVA Moodle. Os resultados parciais apontaram que o curso contribui para uma maior autonomia dos profissionais de educação do município com a dinamização de suas aulas pela inserção das TICs e, simultaneamente, os inclui na cultura digital bem como as escolas municipais de João Pessoa/PB.