Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92650
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 1059
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "Considerando que a matrícula de alunos com deficiência já é uma realidade em muitas escolas brasileiras, aspectos como acessibilidade arquitetônica e curricular e formação de professores, vem se tornando temas de diversas pesquisas. Contudo, alguns estudos vêm apontando que em função da ausência de disciplinas específicas que possam debater a inclusão, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) tem se constituído como espaço relevante para a abordagem do tema. Assim, a pesquisa objetivou analisar o papel do ECS do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, nas discussões sobre Educação Inclusiva. A pesquisa tem abordagem qualitativa e a coleta de dados foi por meio de questionário, o qual foi enviado a 60 licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Como resultado, constatamos que as disciplinas de ECS tem grande relevância no que tange às discussões sobre Educação Inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1059_TB75_06102022212017.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA DÓREA DE SANTANA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "lu01.02dorea@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92650
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 1059
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "Considerando que a matrícula de alunos com deficiência já é uma realidade em muitas escolas brasileiras, aspectos como acessibilidade arquitetônica e curricular e formação de professores, vem se tornando temas de diversas pesquisas. Contudo, alguns estudos vêm apontando que em função da ausência de disciplinas específicas que possam debater a inclusão, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) tem se constituído como espaço relevante para a abordagem do tema. Assim, a pesquisa objetivou analisar o papel do ECS do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, nas discussões sobre Educação Inclusiva. A pesquisa tem abordagem qualitativa e a coleta de dados foi por meio de questionário, o qual foi enviado a 60 licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Como resultado, constatamos que as disciplinas de ECS tem grande relevância no que tange às discussões sobre Educação Inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1059_TB75_06102022212017.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA DÓREA DE SANTANA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "lu01.02dorea@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Considerando que a matrícula de alunos com deficiência já é uma realidade em muitas escolas brasileiras, aspectos como acessibilidade arquitetônica e curricular e formação de professores, vem se tornando temas de diversas pesquisas. Contudo, alguns estudos vêm apontando que em função da ausência de disciplinas específicas que possam debater a inclusão, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) tem se constituído como espaço relevante para a abordagem do tema. Assim, a pesquisa objetivou analisar o papel do ECS do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, nas discussões sobre Educação Inclusiva. A pesquisa tem abordagem qualitativa e a coleta de dados foi por meio de questionário, o qual foi enviado a 60 licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Como resultado, constatamos que as disciplinas de ECS tem grande relevância no que tange às discussões sobre Educação Inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.