O trabalho apresentado neste manuscrito registra os resultados e percepções de um grupo de educadores em Química que desenvolveu o projeto de extensão intitulado “Ferramentas metodológicas de Apoio ao Ensino” envolvendo professores atuantes nas redes de ensino pública e privada, além de discentes de cursos de licenciatura. As Oficinas foram elaboradas utilizado a Taxonomia de Bloom Revisada em três perspectivas: 1) Compreensão e Análise de Documentos Oficiais como Currículos, BNCC e Matrizes de Referência; 2) Estratégias Pedagógicas – Planejamento de Sequências de Ensino e 3) Análise e elaboração de itens e instrumentos de avaliação. Os materiais preparados para as oficinas evidenciaram a versatilidade do referencial metodológico, uma vez que permitiram a interpretação e comunicação de objetivos educacionais correlacionando-os com instrumentos avaliativos. As discussões com os cursistas proporcionaram profícuas reflexões sobre estratégias de superação dos obstáculos vivenciados com a implementação dos novos currículos elaborados a partir da BNCC.