O processo de aposentadoria, como ação educativa/inclusiva do trabalho, tem sido uma preocupação constante em relação a possibilidade de permanência no mercado de trabalho. Este artigo apresenta aspectos de relevância acerca da aposentadoria como um processo educativo ao longo da vida dos trabalhadores, principalmente do trabalhador idoso. Diante disso, buscou se investigar como está ocorrendo à inserção do idoso aposentado no mercado de trabalho. Esse estudo tem como objetivo identificar a participação dos idosos no mercado de trabalho diante de sua atuação, assim como verificar as estratégias de educação inclusiva para o idoso no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos para esta pesquisa foram realizados com base na revisão de literatura. Utilizou-se como critério inicial para a entrada dos trabalhos nesta revisão o fato deles trazerem em seu título as palavras “aposentadoria”, “trabalho”, “educação”. A partir dos resultados, constatou-se que o Brasil ainda não está preparado de maneira suficiente e adequado para atender e inserir as demandas da população idosa nos parâmetros educativos de inclusão. Verifica-se necessidade de ações desenvolvidas em conjunto a partir politicas de inclusão educacionais, que garantam as condições objetivas necessárias para a informação e permanência do idoso no mercado, propiciando a conscientização da população para a valorização do idoso como fontes de desenvolvimento.