Este estudo pretendeu conhecer as principais práticas educativas desenvolvidas pelos programas sociais para fortalecimento da cidadania de crianças em situação de exploração do trabalho. Discutimos os temas Educação Popular e Cidadania na Infância, dialogando essas temáticas na perspectiva de Freire, Brandão, Rossi, Almeida Neto e Arroyo. Diante disso, estudamos o PETI, na cidade de Brejo da Madre de Deus/PE. Programa este que desenvolve projetos com o intuito de fortalecer a cidadania das crianças e adolescentes em situação de exploração do trabalho. A metodologia utilizada para a realização deste exercício de pesquisa é de cunho qualitativo e para isso, fizemos uso do método do caso alargado que nos permite ter uma compreensão mais ampla da sociedade analisada. As nossas conclusões apontam que o PETI contribui significativamente para o fortalecimento da cidadania das crianças e adolescentes envolvidos no programa e esses resultados provém de projetos relacionados à cultura, arte, esporte e educação, sempre com foco na formação política e educativa.