Este trabalho se trata de um estado da arte elaborado pelos autores que teve como foco perceber a quantidade de trabalhos relacionados a Ara Reko (Astronomia indígena). Neste sentido, tivemos como intuito conhecer e compreender como ocorre a utilização de recursos associados ao Ara reko (Astronomia indígena) no processo ensino-aprendizagem dos estudantes indígenas da Etnia Guarani/Kaiowá. Com este intuito, realizou-se uma pesquisa que subsidiou o acesso aos trabalhos da área. O corpus de análise considerado se organizou a partir de publicações que se situam entre o período de 2012 a 2022, encontradas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEQ), Google Acadêmico, Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre Ensino de Química (ECODEQ), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e na Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Nossa pesquisa identificou 35 trabalhos, mas apenas 12 foram categorizadas na área de Astronomia Indígena no Ensino de Ciências.