Este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem do referencial teórico de uma pesquisa acadêmica em andamento intitulada “Ensino de ciências: o currículo em construção na escola ribeirinha da região de várzea do município de Tefé-Amazonas” fundamentada nos estudos dos teóricos escolhidos que discutem sobre ensino de ciências: Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018), Chassot (2010), Cachapuz (2002); Currículo: Sacristan (2010), Arroyo (2013),Young (2013); Educação do campo: Costa (2012), Souza (2006), Vasconcelos Albarado (2021) e outros que se dedicam a estudos relacionados, possibilitando a visualização sobre Ensino de Ciências, Currículo e Educação do campo ampliando entendimento nesse percurso de buscas. É um estudo bibliográfico qualitativo, viabilizou as reflexões teóricas apontando um ensino de ciências amplo e necessário para o conhecimento científico, um currículo integrado no ensino de ciências da escola do campo promove um aprendizado para estudante ribeirinho em sua realidade, abrindo caminho para construção de aprendizagem significativa integradora.