Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 11 - Políticas Educacionais e Currículo
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92747
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 202
    "inscrito_id" => 155
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem do referencial teórico de uma pesquisa acadêmica em andamento intitulada “Ensino de ciências: o currículo em construção na escola ribeirinha da região de várzea do município de Tefé-Amazonas” fundamentada nos estudos dos teóricos escolhidos que discutem sobre ensino de ciências: Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018), Chassot (2010), Cachapuz (2002); Currículo: Sacristan (2010), Arroyo (2013),Young (2013); Educação do campo: Costa (2012), Souza (2006), Vasconcelos Albarado (2021) e outros que se dedicam a estudos relacionados, possibilitando a visualização sobre Ensino de Ciências, Currículo e Educação do campo ampliando entendimento nesse percurso de buscas. É um estudo bibliográfico qualitativo, viabilizou as reflexões teóricas apontando um ensino de ciências amplo e necessário para o conhecimento científico, um currículo integrado no ensino de ciências da escola do campo promove um aprendizado para estudante ribeirinho em sua realidade, abrindo caminho para construção de aprendizagem significativa integradora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 11 - Políticas Educacionais e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID155_TB202_13032023235525.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEUZIANE NOGUEIRA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "DEUZIANE"
    "autor_email" => "dnnogueira24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92747
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 202
    "inscrito_id" => 155
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem do referencial teórico de uma pesquisa acadêmica em andamento intitulada “Ensino de ciências: o currículo em construção na escola ribeirinha da região de várzea do município de Tefé-Amazonas” fundamentada nos estudos dos teóricos escolhidos que discutem sobre ensino de ciências: Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018), Chassot (2010), Cachapuz (2002); Currículo: Sacristan (2010), Arroyo (2013),Young (2013); Educação do campo: Costa (2012), Souza (2006), Vasconcelos Albarado (2021) e outros que se dedicam a estudos relacionados, possibilitando a visualização sobre Ensino de Ciências, Currículo e Educação do campo ampliando entendimento nesse percurso de buscas. É um estudo bibliográfico qualitativo, viabilizou as reflexões teóricas apontando um ensino de ciências amplo e necessário para o conhecimento científico, um currículo integrado no ensino de ciências da escola do campo promove um aprendizado para estudante ribeirinho em sua realidade, abrindo caminho para construção de aprendizagem significativa integradora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 11 - Políticas Educacionais e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID155_TB202_13032023235525.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEUZIANE NOGUEIRA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "DEUZIANE"
    "autor_email" => "dnnogueira24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem do referencial teórico de uma pesquisa acadêmica em andamento intitulada “Ensino de ciências: o currículo em construção na escola ribeirinha da região de várzea do município de Tefé-Amazonas” fundamentada nos estudos dos teóricos escolhidos que discutem sobre ensino de ciências: Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018), Chassot (2010), Cachapuz (2002); Currículo: Sacristan (2010), Arroyo (2013),Young (2013); Educação do campo: Costa (2012), Souza (2006), Vasconcelos Albarado (2021) e outros que se dedicam a estudos relacionados, possibilitando a visualização sobre Ensino de Ciências, Currículo e Educação do campo ampliando entendimento nesse percurso de buscas. É um estudo bibliográfico qualitativo, viabilizou as reflexões teóricas apontando um ensino de ciências amplo e necessário para o conhecimento científico, um currículo integrado no ensino de ciências da escola do campo promove um aprendizado para estudante ribeirinho em sua realidade, abrindo caminho para construção de aprendizagem significativa integradora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.