Adota-se nesta pesquisa uma abordagem qualitativa, do tipo Estado da Arte, que objetiva identificar as práticas de formação continuada de professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvidas entre os anos de 2017 e 2021. Para a coleta de dados, utilizou-se o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, que resultou em 28 trabalhos, como corpus desta pesquisa, que descrevem ações de Formação Continuada para Ensino de Ciências à professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esses trabalhos foram analisados a partir da metodologia de Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a identificação de uma diversidade de abordagens formativas, a partir de diversas temáticas, e da utilização dos próprios espaços e tempos das unidades escolares para o desenvolvimento das ações, como forma de reconhecer e valorizar os saberes docentes. Além disso, essas formações continuadas buscam garantir o aprofundamento teórico-metodológico dos professores, possibilitando a eles a autonomia didático-pedagógica no ato de ensinar Ciências.