Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A NATUREZA DA CIÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: O MÉTODO CIENTÍFICO EM UMA EXPOSIÇÃO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93613
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1423
    "inscrito_id" => 3410
    "titulo" => "A NATUREZA DA CIÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: O MÉTODO CIENTÍFICO EM UMA EXPOSIÇÃO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a importância atribuída à História e a Natureza da Ciência para o Ensino de Ciências vem expandindo, com diversas pesquisas ressaltando a sua importância para a Alfabetização Científica. Ao mesmo tempo, também se torna relevante compreender o potencial dos espaços não-formais para a Educação Científica, incluindo abordagens com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, e com a História e Natureza da Ciência. O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar objetos museológicos sobre método científico presentes no Museu do Amanhã, um Museu de Ciências localizado no Rio de Janeiro. Foi possível identificar no material analisado três aspectos principais sobre o tema: a atribuição da criação do método científico a Galileu; a estruturação do método científico com dois princípios básicos, sendo eles a observação cuidadosa e o raciocínio lógico, e a atribuição do caráter mutável e dinâmico do conhecimento científico ao método científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3410_TB1423_13032023001649.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DANTAS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "edledudant@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93613
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1423
    "inscrito_id" => 3410
    "titulo" => "A NATUREZA DA CIÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: O MÉTODO CIENTÍFICO EM UMA EXPOSIÇÃO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a importância atribuída à História e a Natureza da Ciência para o Ensino de Ciências vem expandindo, com diversas pesquisas ressaltando a sua importância para a Alfabetização Científica. Ao mesmo tempo, também se torna relevante compreender o potencial dos espaços não-formais para a Educação Científica, incluindo abordagens com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, e com a História e Natureza da Ciência. O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar objetos museológicos sobre método científico presentes no Museu do Amanhã, um Museu de Ciências localizado no Rio de Janeiro. Foi possível identificar no material analisado três aspectos principais sobre o tema: a atribuição da criação do método científico a Galileu; a estruturação do método científico com dois princípios básicos, sendo eles a observação cuidadosa e o raciocínio lógico, e a atribuição do caráter mutável e dinâmico do conhecimento científico ao método científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3410_TB1423_13032023001649.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DANTAS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "edledudant@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Nos últimos anos, a importância atribuída à História e a Natureza da Ciência para o Ensino de Ciências vem expandindo, com diversas pesquisas ressaltando a sua importância para a Alfabetização Científica. Ao mesmo tempo, também se torna relevante compreender o potencial dos espaços não-formais para a Educação Científica, incluindo abordagens com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, e com a História e Natureza da Ciência. O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar objetos museológicos sobre método científico presentes no Museu do Amanhã, um Museu de Ciências localizado no Rio de Janeiro. Foi possível identificar no material analisado três aspectos principais sobre o tema: a atribuição da criação do método científico a Galileu; a estruturação do método científico com dois princípios básicos, sendo eles a observação cuidadosa e o raciocínio lógico, e a atribuição do caráter mutável e dinâmico do conhecimento científico ao método científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.