Entende-se que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) possibilita analisar fragilidades curriculares capazes de subsidiar o aprimoramento de estruturas curriculares. Propõe-se uma metodologia para identificação dessas fragilidades por unidade de observação (UO), a partir de seu relatório de curso do ENADE. Exemplifica-se o método, focalizando 27 questões objetivas (64% da nota) do componente específico (CE) do ENADE 2021 para uma licenciatura em Física, em que os formandos se mostraram comprometidos com o Exame (74% permaneceram mais de 3 horas). Foram desconsiderados 4 itens, em função índice de discriminação inferior a 20%, consolidando-se a análise em 26 distratores que atraíram ao menos 20% dos respondentes. Exemplificam-se 3 itens que consolidam fragilidades vinculadas à mecânica básica e, apontam-se outros itens que materializaram dificuldades em Prática no Ensino de Física e Inclusão. Entende-se que esta sistemática de análise pode contribuir como subsídio em estudos de mudanças curriculares dos cursos de Graduação.